Retorne ao histórico de suas pesquisas

Por: Luciana Manfroi

18/02/2019 - 06:02 - Atualizada em: 18/02/2019 - 08:01

Google e suas pesquisas relacionadas

Na era da Web 2.0, época que estamos vivendo e ajudando em sua construção, viramos pesquisadores diários, justamente porque temos facilmente em mãos o acesso ao grande ecossistema de informações globais. O Google lançou nos Estados Unidos a ferramenta de busca para atividades relacionadas para podermos escolher a nossa personalização e contribuirmos para uma organização pessoal.

Portanto, seja em rede sociais, em sites, blogs e buscadores, estamos conectados com conteúdos diversos que, muitas vezes, por falta de tempo, ou porque nosso celular nos chamou para um WhatsApp, esquecemos de guardar o local em que encontramos uma informação rara para nosso propósito naquele instante.

Para que a perda do endereço de busca não seja tão frustrante – (onde foi mesmo que encontrei aquele conteúdo?) -, a ferramenta guarda nosso histórico de busca, e  nos ajuda ao longo de nossas jornadas de pesquisa.

Denominados pelo Google de sua atividade relacionada, os cartões de atividades contém os websites que você acessou em pesquisas anteriores e que, a partir do histórico, poderá retornar ao conteúdo.

Como utilizar as pesquisas relacionadas do Google

Para encontrar o histórico das pesquisas já realizadas, primeiro deve-se estar logado no Google para que o buscador encontre a personalização de cada usuário. Esta também é uma questão de segurança para que somente o proprietário da conta tenha acesso a base de seu histórico de pesquisa.

Em seguida, realize a busca pelas palavras-chave desejadas. A partir de sua busca, aparecerão os resultados de seu histórico de listas de atividades (no vídeo acima, este é identificado com o ícone de um relógio). Ao buscar no histórico por uma atividade já realizada, aparecerão os resultados e, abaixo deles, em carrossel, o histórico dos links já visitados.

Neste histórico, você poderá clicar em um link que vistou anteriormente, adicionar ou excluir links de sua coleção. Este reservatório de links já visitados poderá servir como um guia para reencontrar endereços que podem ser úteis no momento de continuidade de pesquisa sobre o tema escolhido e, também, como uma forma de organizar o que pode servir ou o que pode ser descartado.

Como utilizar as coleções nas pesquisas do Google

Você pode adicionar seu conteúdo de um cartão de atividade diretamente às coleções das atividades relacionadas. Isso torna ainda mais fácil acompanhar e organizar o conteúdo que você deseja revisitar.

Se você utiliza o Google Notícias, poderá fazer um comparativo sobre a utilização de pesquisas relacionadas em formato de coleções. Desta forma, indico meus favoritos para que eu mesma encontre rapidamente as notícias sobre os temas que escolhi.

Esta é uma maneira de encontrar, através de cards, coleções, o que me interessa no momento.

Conforme iniciei este artigo, as ferramentas para buscas no Chrome (o navegador do Google), através de atividades relacionadas, em formato de carrossel, de coleções, servem para organizar nossos interesses em pesquisas, para controlar o que nos é relevante para o momento, o que poderá ser excluído e o que poderá ser absorvido. Isso nos poupa tempo e nos oportuniza uma organização personalizada.

E, convenhamos, em uma época do mundo em que somos bombardeados por tantas informações, nada melhor do que poder encontrar as que nos servem para o momento e organizá-las em um repositório personalizado. Só para nós.

Luciana Manfroi – Consultorias, cursos e palestras sobre Marketing Digital