Criatividade e computação em nuvem: habilidades em alta

Por: Luciana Manfroi

16/02/2019 - 08:02 - Atualizada em: 16/02/2019 - 09:41

O LinkedIn, rede social utilizada para relações profissionais, revelou as habilidades que estarão em alta no ano de 2019. De acordo com a empresa, através de pesquisa, foram identificadas 50 mil habilidades profissionais no mundo.

Dos resultados dos dados deste montante de 50 mil habilidades, o LinkedIn minerou as que estão em ascensão, baseadas nas tendências e nas necessidades empresariais.

Para quem está buscando aperfeiçoamento, este post poderá apontar caminhos para o seu aprendizado, com foco no que está em alta, do que é exigido em profissionais para se destacarem no mercado.

Segundo a metodologia utilizada pelo LinkedIn para a pesquisa,

As habilidades das quais as empresas mais precisam foram determinadas observando as habilidades que estão em alta demanda em relação à sua oferta. A demanda é medida pela identificação das habilidades listadas nos perfis do LinkedIn das pessoas que estão sendo contratadas com as taxas mais altas, em que 100.000 membros do LinkedIn foram incluídos.

LinkedIn identifica as dez habilidades mais buscadas pelas empresas

Com a busca de dados em sua própria rede social, o LinkedIn elencou duas categorias para distribuir os tipos de habilidades.

Para habilidades que requerem qualidades tácitas ou faculdades pessoais (aptidão natural), partiu-se para uma classificação qualitativa, que atesta que são habilidades mais difíceis e, por isso, mais importantes, pois são inerentes a esforços de competências adquiridas.

Para habilidades ligadas ao conhecimento adquirido, portanto apto a todos os que investem em aprendizado, o LinkedIn categorizou algumas destrezas para a identificação de qualidades explícitas.

Para conseguir aproveitar melhor a meu raciocínio (e como ainda não encontrei uma tradução melhor para cada categoria das habilidades), considerarei as habilidades pessoais com a nomenclatura de habilidades tácitas; e as habilidades que provém do aprendizado, como habilidades explícitas. Estas são as livres traduções que, acredito, conseguem representá-las na língua portuguesa.

As 5 habilidades tácitas mais buscadas em profissionais

No topo da lista, o LinkedIn identificou a criatividade como a habilidade com maior valor para um profissional que almeja destaque em suas competências em qualquer área do conhecimento humano. Segue a lista das habilidades tácitas.

Criatividade

A habilidade que ocupa o pódio é muitas vezes compreendida somente na área do conhecimento artístico. Mas, criatividade vai além da bitolação de valor limitado a somente uma área. Um engenheiro de software, por exemplo, um físico, um CEO, também precisam ser criativos. Criatividade é o misto de faculdades pessoais que engloba a inteligência para resolver problemas, talento nato e adquirido, que levam à inovação.

Por estas características, a criatividade será sempre uma habilidade requisitada em qualquer época da história da humanidade, mesmo quando o momento em que vicemos é o da quarta revolução industrial.

 

O melhor investimento que você pode fazer hoje é fortalecer suas habilidades criativas

Mesmo que algumas pessoas tenham como características pessoais a criatividade, como habilidade, posso afirmar que, como qualquer habilidade, ela poderá ser melhorada.

Criatividade é a maneira de resolver problemas de forma original e que traga resultados relevantes. Embora os robôs sejam ótimos para otimizar ideias antigas, as organizações precisam de funcionários mais criativos que possam conceber as soluções de amanhã.

Se a criatividade é a habilidade de maior valor imaterial que move os negócios, é sempre bom analisar o que as pessoas e profissionais estão fazendo para transformar o seus conhecimentos em ativos de liderança em suas áreas.

Todos os anos, o LinkedIn anuncia os Top Voice, que são usuários de sua rede e que conquistam locais privilegiados como influenciadores. De alguma forma, analisar a trajetória destes influenciadores pode motivá-lo a buscar um caminho para conquistar um destaque. Portanto, acesse ao Top Voice do LinkedIn e leia sobre sua metodologia e como pessoas e profissionais conquistaram um destaque com as produções de seus conteúdos.

Seguindo a lista das habilidades tácitas, o LinkedIn ainda indicou em ordem, a persuasão, colaboração, adaptabilidade e gerenciamento de tempo.

As habilidades explícitas mais buscadas por profissionais

A fim de aproveitar este espaço para uma análise mais apurada sobre os resultados de habilidades necessárias para os profissionais, irei argumentar somente as primeiras posições das habilidades. Portanto, em se tratando de habilidade explícita (como tomei a liberdade de denominar, em minha livre tradução, lembra?), a rede social profissional identificou, através de sua análise, a caraterística adquirida

Cloud Computing (Computação em Nuvem)

A habilidade explícita que mais se destacou na lista foi a da computação em nuvem.

A medida que o mundo corre em direção à nuvem, as empresas estão procurando desesperadamente por engenheiros que tenham as habilidades para acomodar essa demanda.

Seguindo a computação em nuvem, estão, em ordem, as outras habilidades que farão a diferença entre um profissional e outro, conforme conhecimento adquirido.

Aqui estão as outras habilidades explícitas mais solicitadas, em ordem de importância:

  • Inteligência artificial
  • Raciocínio analítico
  • Gestão de Pessoas
  • UX Design
  • Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
  • Produção de vídeo
  • Liderança de Vendas
  • Tradução
  • Produção de Áudio
  • Processamento de linguagem natural
  • Computação Científica
  • Desenvolvimento de jogos
  • Marketing de mídia social
  • Animação
  • Análise de negócio
  • Jornalismo
  • Marketing digital
  • Desenho industrial
  • Estratégias Competitivas
  • Sistemas de Atendimento ao Cliente
  • Teste de software
  • Ciência de dados
  • Computação Gráfica
  • Comunicações corporativas

Conclusão

Para finalizar, negócios são feitos por pessoas, com diversas habilidades, sejam elas tácitas ou explícitas. O que realmente é necessário é descobrir seu potencial, seus talentos e investir mais ainda na sua potencialidade. O que justifica uma performance positiva é a junção das habilidades, sabendo explorar as que fazem parte de sua constituição pessoal e adquirir, através de uma aplicação em conhecimento, as que poderão ser mais aprofundadas para atrair melhores resultados e colocação no mercado.

Boa sorte, e conte comigo, caso tenha necessidade de construir o seu posicionamento na área de marketing digital


Luciana Manfroi

Consultoria em Marketing Digital em Santa Catarina