“Aventure-se pelo mundo da cerveja artesanal”

Por: Maestros Cervejeiros

21/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 21/02/2019 - 11:53

Olá, amigos! A cerveja artesanal tem ocupado um lugar de destaque no consumo de bebidas. Os investimentos têm sido significativos em toda a sua cadeia, deste a produção até a sua comercialização e consumo.

Resultando em um aumento quantitativo e qualitativo, sustentado pelo surgimento de novas cervejarias artesanais e produtores caseiros, estabelecendo um público consumidor muito mais exigente.

Com propósito de desmitificar e ajudar os consumidores, nós da Cervejaria Maestro de Jaraguá do Sul, publicaremos a cada quinzena muitas histórias, curiosidades, dicas de harmonização e eventos do universo cervejeiro, direcionadas a todos os públicos apreciadores de cerveja.

História da Cerveja em Jaraguá do Sul

A primeira cervejaria De acordo com o Emilio da Silva, em seu livro de 1983, a primeira cervejaria de Jaraguá do Sul foi fundada em março de 1897 por Isidoro Pedri, um imigrante italiano.

Ele estabeleceu a cervejaria em sua propriedade, na localidade de Barra do Rio Molha, e utilizava das águas puras captadas e canalizadas do Rio Pedra do Molha, ou como hoje é conhecido Rio Molha, produzindo uma cerveja à base de arroz.

Curiosidade

Ainda segundo Emilio da Silva, as vendas da cerveja de Isidoro Pedri ocorriam no comércio de Johann Gottlieb Stein e custavam 2$880 a dúzia, suas garrafas eram vedadas com rolhas de cortiças importadas de Portugal.

Ou seja, passados apenas 21 anos do início do estabelecimento de Jaraguá do Sul, já possuíamos uma cervejaria, sendo que meses depois surgia a segunda cervejaria de Wilhelm Walter, mas essa é outra história para a próxima coluna.

Dica de Harmonização Experimente nossa cerveja Weiss harmonizando com queijos e embutidos. Lembre-se, a cerveja artesanal não se deve tomar “estupidamente gelada”, nossa Weiss é melhor na temperatura de 2 a 4 graus positivos para apreciar seu aroma de cravo e banana caramelizada e o sabor com notas de banana e cravo.

Eventos programados

Para agendar: Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau, de 13 a 16 de março, com a  participação em peso das cervejarias jaraguaenses. Estão confirmadas a Maestro, Karsten, Königs, Stannis. Cherokee e Hard Bop.

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos.

Seja consciente!

Agradecimentos ao historiador Ademir Pfiffer pelas informações nesta primeira coluna.