Quem nunca esteve em um espaço fechado que praticamente tinha que gritar pra ser entendido, que o som gerava um eco que deixava o ambiente todo prejudicado, seja ambiente de eventos, de trabalho, escolar ou de lazer.
Precisamos de espaços com boa acústica para fazer uma reunião, para desenvolver uma boa conversa, para gerar materiais como vídeos ou podcasts para as mídias sociais. Conseguimos identificar o que funciona, mas, não sabemos porque aquele ambiente é desconfortável e não possui uma qualidade sonora eficiente e o que poderia ser feito para amenizar este desconforto.
Para entendermos como melhorar a acústica de um ambiente fechado precisamos entender dois fenômenos importantes: a absorção e a difusão sonoras.
O que é absorção sonora?
Absorção sonora é o fenômeno que ocorre quando a energia sonora QUE INCIDE SOBRE um determinado material é absorvida por ele, ou seja, não é refletida de volta para o meio em que foi originada. Em uma analogia simples, o fenômeno da absorção seria como a luz atravessando o vidro de uma janela.
Materiais absorvedores
A maioria dos materiais chamados absorvedores tem três características: são moles (macios), leves (pouco peso) e porosos. Assim, fica fácil você elencar os tipos de materiais que devem ser utilizados para melhorar a absorção do som, evitando o desconforto. Os materiais destinados à absorção sonora ajudam a diminuir a reverberação no interior do ambiente e, por conseguinte, auxiliam no entendimento da fala. as lãs, feltros, carpetes, espumas e outros materiais com essas características entram na categoria de materiais utilizados para a absorção sonora devido ao seu excelente desempenho nos sons médios e agudos.
O que é difusão sonora
Difusão significa a homogeneidade do som num determinado ambiente. Em recintos fechados, é possível distribuir igualmente a energia sonora nos diversos pontos do ambiente, a partir de superfícies difusoras. A difusão do som num determinado ambiente é função direta de sua geometria interna.
Em geral, grandes irregularidades tendem a ser mais eficientes na difusão de baixas frequências, enquanto que pequenas irregularidades são mais eficientes na difusão das altas frequências.
Se a sala for composta por superfícies planas, como a maioria dos ambientes, a situação piora, se o ambiente for construído a partir da ausência de paralelismo entre suas superfícies, a situação melhora significativamente pois se estabelecem as condições ideais para a difusão do sonora.
Onde são utilizados difusores sonoros e por quê?
Os difusores sonoros são elementos cuja principal característica é a ausência de regularidade em sua superfície. Podem ser curvos (convexos) ou com outro tipo de irregularidade superficial, para evitar a superfície totalmente plana, para que espalhem de maneira uniforme, em diversas direções toda a energia sonora que incidir sobre eles, melhorando a percepção do som em seu interior do espaço.
A solução pode ser simples, apenas a substituição de materiais de acabamento pode amenizar e praticamente resolver este problema que afeta muitos espaços, aposte em materiais absortivos como carpetes ou tapetes, madeira, tecido nas paredes, poltronas e sofás com tecidos com tramas e paredes com mobiliário irregulares criando altos e baixos para criar elementos difusores, como uma parede filetada, elementos geométricos 3D e desfrute de um ambiente confortável acusticamente.
Por Juliana Jagelski Daniel
Onde encontrar:
Endereço: rua 25 de julho, 594 – sala 04
Jaraguá do Sul – Santa Catarina
Telefones: 47 3371 3017 – 47 9 9696 8942
Site: jjdarquitetura.com.br
Instagram: @jjdarquitetura
Facebook: /jjdarquitetura
Youtube: youtube.com/@jjdarquitetura6511