“As Redes de Vizinhos”

Por: Jefferson Schmidt

10/06/2021 - 16:06 - Atualizada em: 10/06/2021 - 16:28

Quem já não ouviu falar das Redes de Vizinhos?

Pois então, a Rede de Vizinhos é um programa inserido na filosofia de Polícia Comunitária, a qual começou a ganhar força no Brasil no início dos anos 2000, quando os seus primeiros conhecimentos vieram do Japão.

Em Santa Catarina, a Polícia Militar investiu muito tempo e recursos humanos para solidificar a Polícia Comunitária, com o intuito de aproximar cada vez mais a população da instituição visando sempre uma maior proporção da sensação de segurança que o cidadão tanto pretende.

A Rede de Vizinhos, na filosofia de Polícia Comunitária, traz o resgate das relações harmoniosas entre vizinhos, onde estes passam a se cuidar mutuamente após passarem a se conhecer melhor e descobrirem que possuem os mesmos objetivos em se tratando de segurança pública. As pessoas (vizinhos) passam a se olhar como parceiros na manutenção da tranquilidade social em suas ruas, advertem sobre situações anormais e alertam sobre movimentações suspeitas.

A cooperação mútua e o senso de organização são os pilares mais importantes para o sucesso de uma Rede de Vizinhos, por isso é de grande valia que desde o início todos saibam suas responsabilidades e formas de agir quando possíveis alterações são notadas na rotina da rua.

Na área da 7ª Região de Polícia Militar, que compreende 44 municípios do Vale do Itajaí, existem muitas ruas com as Redes de Vizinhos instaladas, perfazendo cerca de 52 mil casas ligadas ao programa preventivo da Polícia Militar.

Para você montar uma Rede de Vizinhos onde você mora é preciso que, primeiramente, 70% dos moradores estejam interessados. Além disso, a vizinhança deve estar disposta a participar de três reuniões de nivelamento, nas quais os policiais militares repassarão a doutrina e a filosofia da iniciativa. Depois, ocorre a formação de um grupo de WhatsApp com a presença de um ou dois policiais militares, que coordenarão os assuntos a serem tratados entre os membros.

Forte abraço,

Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina.

Contatos: https://wa.me/5547988421896

@soujefferson_bnu (Instagram)