“A Polícia Militar e o Autismo”

Crédito: Divulgação/Polícia Militar

Por: Jefferson Schmidt

04/11/2021 - 14:11 - Atualizada em: 04/11/2021 - 14:57

Recentemente, a Polícia Militar de Santa Catarina abriu mais um caminho de proximidade com a população ao levantar a questão do atendimento de ocorrências envolvendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Partindo do pensamento que a população de autistas vem aumentando em uma escala quase que geométrica, muito em razão da evolução dos protocolos de diagnósticos que estão sendo implantados nos últimos anos, este avanço da corporação foi muito significativo para a vida destes indivíduos e de suas famílias.

Uma estatística que fez a instituição policial militar se preocupar, pois na esteira disso, notou-se um aumento no atendimento de ocorrências cujas partes envolvidas apresentem algum nível do espectro autista, não podendo essas pessoas serem atendidas de igual forma das demais.

Para isso, num trabalho conjunto com a Associação de Amigos dos Autistas de Blumenau e o Grupo Almeida Júnior, foram realizados eventos de treinamento e capacitação para policiais militares e colaboradores da referida rede de shopping centers. O foco principal dessa união de esforços foi abordar melhor a questão do atendimento aos autistas em espaços públicos, além de dar garantias ao indivíduo e seus familiares sobre o preparo desses profissionais que lidarão com as mais diversas situações que possam vir a ocorrer.

Trata-se de um projeto-piloto que será desenvolvido em todo o estado de Santa Catarina, e que nesta primeira fase treinou e capacitou mais de 70 pessoas somente na cidade de Blumenau. A 7ª Região de Polícia Militar, a qual tenho o prazer de comandar, foi a escolhida para dar início à iniciativa, muito em razão de contarmos em nossos quadros com a presença do idealizador do projeto, o tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel.

Eu me orgulho muito da minha corporação policial militar e presto minha admiração às outras instituições que entraram de cabeça neste projeto! Todos estamos engajados num compromisso que é muito mais que um fator social, mas, sim, humano!

Forte abraço,

Sou Jefferson Schmidt, coronel da Polícia Militar de Santa Catarina.

Contatos:

WhatsApp: https://wa.me/5547988421896

Instagram: @coroneljeffersonschmidt