“Internet 5G e Wi-Fi 5GHz: entenda o que são as tecnologias e como elas vão transformar o mundo digital”

Imagem divulgação Icro Solutions

Por: Icro Solutions

25/03/2022 - 16:03 - Atualizada em: 25/03/2022 - 16:22

Este ano começou com novidade no Brasil. Até julho, o país receberá o 5G, que promete revolucionar a forma de acessar internet, aumentando a velocidade do download e reduzindo o congestionamento nas redes móveis. A tecnologia deve se tornar concorrente do Wi-Fi 5GHz, pois apesar de não serem iguais, possuem aspectos em comum.

O 5G é uma melhoria do 4G e, visa fornecer conexões mais rápidas para smarthphone, tablet e notebook. É sem fio e equivale à conexão a internet por cabo ou fibra. Já o Wi-Fi de 5GHz é para roteadores, onde possibilita velocidade de transferência mais rápida, reduz congestionamento e interferência, permitindo que a rede seja executada em mais canais do que os suportados em 2,4GHz.

Também existe uma novidade para a rede sem fio, o Wi-Fi 6, que terá a função de conectar dispositivos a internet de forma mais rápida do que a atual, podendo atingir uma velocidade 4 vezes maior. A tecnologia projetada para lidar com o crescente número de dispositivos residenciais conectados à internet, trará mais eficiência e capacidade. Porém, assim como o 5G, o Wi-Fi 6 complementará, e não substituirá os padrões de Wi-Fi existentes.

Segundo o sócio da Icro Solutions, Gustavo Klitzke, a empresa é especialista em projetos de Wi-Fi, utilizando as melhores tecnologias do mercado e aplicando-as em indústrias têxteis, moveleira e usinagem, por exemplo. “Nossos clientes contratam nossos projetos de Wi-Fi para dar mobilidade aos funcionários com coletores e viabilizar sistemas de indústria 4.0”, explica.

Para ele, as novidades no acesso à internet devem melhorar a qualidade dos serviços em todos os setores, seja no agronegócio (ex.: monitoramento de colheitas), na saúde (facilitação de acesso em telemedicina), e na indústria (ex.: monitoramento de unidades fabris em tempo real).
Sobre a Icro Solutions.

Com sede em Jaraguá do Sul e filial em Florianópolis, e 25 anos de atividades, a Icro Solutions atua na modernização de processos e profissionalização da área de TI em ambientes corporativos. A empresa conta com especialistas em conectividade wireless, softwares, segurança da informação, internet das coisas (IoT), e infraestrutura de TI, atuando com outsourcing e venda de projetos.

A Icro oferece um atendimento personalizado, de acordo com as demandas de cada negócio. Em 2021, a empresa prestou serviços para mais de 200 clientes na região Norte de Santa Catarina. Outro diferencial da Icro é a parceria e certificação com grandes empresas da tecnologia mundial, como Microsoft, AWS, Ubiquiti, e soluções em cibersegurança como Kaspersky e SonicWall.

Onde encontrar

A Icro Solutions fica na rua Olívio Domingos Brugnago, 276, na Vila Nova em Jaraguá do Sul. Mais informações pelo telefone (47) 3371-0190 ou através do email: atendimento@icrosolutions.com.

Para ficar por dentro das novidades do local, acompanhe nas redes sociais: Instagram |Linkedin.