WEG compra fábrica nos EUA

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/03/2016 - 04:03

Contratações na área de TI estão em alta
Mesmo com a crise, o setor de Tecnologia da Informação continua abrindo oportunidades no país. Hoje, no Brasil, esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado.
O coordenador do curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, Maurício Henning, destaca que as empresas buscam cada vez mais funcionários que vão trabalhar em soluções tecnológicas para reduzir custos e facilitar processos. “As empresas precisam enxugar custos e utilizam a TI para automatizar processos e revê-los. Além disso, o surgimento de novas startups tem impulsionado o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e vídeo games, gerando novas oportunidades para os profissionais que se capacitam e se atualizam”, afirma.
Para ser valorizado no mercado, diz Henning, é necessário se atualizar constantemente para acompanhar as novidades tecnologias. Também tornou-se obrigatório e dominar uma segunda língua estrangeira – preferencialmente o inglês.

* * *

WEG-anuncia-aquisicao-da-Bluffton-Motor-Works-nos-EUA_noticia_detalhe_w

WEG compra fábrica nos EUA
A Weg anunciou ontem que comprou uma empresa de motores elétricos nos Estados Unidos, a Bluffton Motor Works, LLC. A empresa tem sede na cidade de mesmo nome, no estado de Indiana. Fundada em 1944, a empresa americana é especializada na manufatura de motores elétricos fracionários até 5 CVs, oferecendo uma série de produtos customizados para clientes nos Estados Unidos. A sede da Bluffton ocupa área de 37 mil metros quadrados e conta com aproximadamente 400 colaboradores. Em 2015, a receita líquida foi de US$ 64 milhões.

* * *

9,6%
Foi a queda nas vendas do comércio brasileiro na semana da Páscoa, de 21 a 27 de março, em relação ao mesmo período de 2015, segundo o Indicador Serasa Experian. Além disso, números da consultoria Boa Vista SCPC mostraram que em 2016 as vendas recuaram 5,8% na mesma comparação.

* * *

marcio manoel da silveiraDia da micro e pequena empresa
O dia 29 de Março é uma data especial para todos os dirigentes do Sistema Fampesc (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina). Foi neste dia, no ano de 1984, que foi fundada a primeira Associação de Micro e Pequenas Empresa do Brasil. Ela foi denominada ACIMPEVI e, posteriormente, AMPE de Blumenau. No mesmo ano, nasceu a AMPE de Joinville (Ajorpeme) e, no ano seguinte, a APEVI de Jaraguá do Sul e a AMPE de Gaspar (essas quatro associações fundaram a Fampesc em 1985).

Aquela data foi tão importante para a nossa história que, em 2006, a APEVI sugeriu e a Câmara de Vereadores aprovou a criação do dia de homenagem ao setor. O texto da lei deixa bem claro o motivo. “Art. 1º Fica instituído o Dia Municipal da Micro e Pequena Eempresa, no âmbito do Município de Jaraguá do Sul – SC, a ser comemorado, sempre, no dia 29 de março, data esta, alusiva à fundação e registro da ACIMPEVI (primeira Associação de Micro e Pequena Empresa do Brasil).”

Muitas conquistas aconteceram desde aquele ano em que o Brasil todo clamava por Diretas Já. Considero, como principais, a inclusão na Constituição Federal da obrigatoriedade de um “tratamento favorecido” às micro e pequenas empresas, no artigo 170, e de “tratamento jurídico diferenciado”, no artigo 179. Desde então, a bandeira de todo o Sistema foi a da regulamentação dos princípios constitucionais. E a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com todas as suas atualizações, tiveram ação direta dos nossos dirigentes e contribuições como as impressas no Manifesto da Fampesc.

Salve a Micro e a Pequena Empresa. Vivas ao maior empregador do Brasil!

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO