Federações empresariais definem obras e ações para o desenvolvimento de SC

Brasília, 12/07/2017. Dr. Glaucio José Corte coordena a Reunião do COFEM com o Fórum Parlamentar Catarinense, na Câmara dos Deputados. Foto : Sergio Amaral/FIESC

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/07/2017 - 10:07 - Atualizada em: 18/07/2017 - 10:49

O setor produtivo de SC definiu o que considera medidas de curto e médio prazo para dar base ao desenvolvimento do Estado nos próximos dez anos na reunião do Conselho das Federações Empresariais (Cofem) com o Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília. “Precisamos nos desvencilhar das amarras para crescer. É essa pauta comum que nos une e é muito importante ter esse contato permanente com as federações empresariais”, disse o coordenador do Fó- rum, deputado João Paulo Kleinubing, que conseguiu levar 12 dos 19 parlamentares da bancada catarinense, mesmo com toda a convulsão que é a tônica do Congresso nesses dias. “A aprovação da reforma trabalhista é um avanço importante. Mas na questão de infraestrutura mostramos que do orçamento da União para SC, neste ano, por exemplo, só foi liberado o montante equivalente a 20% do que estava previsto”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias, Glauco José Côrte, um dos líderes do Cofem que representavam também o comércio, agricultura, transportes, associações empresariais municipais, micro e pequenas empresas e os dirigentes lojistas.

Saborense

O espírito cooperativo que marca a economia catarinense acaba de produzir mais um sucesso, que certamente vai ganhar espaço com o boicote aos produtos da JBS. A Associação das Agroindústrias Alimentícias de SC, dona da marca Saborense, comemorou um ano do novo negócio em Chapecó. Desenvolvida com o apoio do Sebrae/SC e do Instituto Nacional de Carne Suína, a associação reuniu pequenos frigoríficos do Oeste, que juntos faturam mais de R$ 80 milhões/ano. São mais de 450 empregos diretos. A Associação funciona como uma central de negócios, que estimula o crescimento cooperado dos associados – que abatem suínos, bovinos e ovinos. Depois desse primeiro ano de estruturação, a marca entra no mercado para valer.

Nugali

E mais uma empresa genuinamente catarinense se destaca no exterior: a Nugali Chocolates conquistou a medalha de prata com seu mais novo produto, Cacau em Flor com Cupuaçu (foto), no International Chocolate Awards, principal competição mundial de chocolates de alta qualidade. A prata veio na categoria Chocolates Amargos com Sabores, entre mais de 650 competidores. Com esse desempenho, entrou nas finais mundiais que serão realizadas no final do ano. Nascida em Pomerode, a Nugali foi pioneira no Brasil na produção de chocolates com altos teores de cacau. Outra marca registrada é o uso de ingredientes tipicamente nacionais, como banana, castanhado-pará e açaí.

Foto: Pedro Nakano

Foto: Pedro Nakano

Veleiro Kat 

Casa oficial da família Schurmann, o veleiro Kat (foto) percorreu mais de 30 países em 812 dias de alto mar, de setembro de 2014 até dezembro do ano passado, na Expedição Oriente. Como bons catarinenses, os Schurmann carregam o empreendedorismo no DNA e fizeram da aventura uma empresa, do planejamento ao pós-venda. Para a Expedição Oriente foram cinco anos de preparativos e, assim como nas circunavegações anteriores, a parceria com a WEG foi fundamental. A multinacional de Jaraguá do Sul forneceu seus produtos voltados ao segmento náutico, inclusive as tintas especiais para pintura e proteção do Kat, como relata o pai dos Schurmann, Vilfredo: “Ainda na construção da embarcação, os técnicos da WEG fizeram uma análise para saber quais seriam as tintas mais apropriadas. Navegamos ao redor do mundo por dois anos e três meses. Passamos por locais com temperaturas extremas, como a Antártica, Ilha de Bornéu e linha do Equador. Depois de enfrentarmos temperaturas que variaram entre 15 graus abaixo de zero e de mais de 40 graus, a pintura do Kat continua em perfeitas condições”.

Shurmann

Famosa por velejar ao redor do mundo, a família Schurmann empreende agora uma nova aventura em parceria com a Samsung: a websérie Conexão Schurmann, estrelada por Paloma Bernardi, Carolina Oliveira, Carol Caputo e Rhaisa Batista. Dirigida pelo cineasta David Schurmann (do filme Pequeno Segredo), a série tem dez episódios, que mostram celebridades e formadores de opinião vivendo a bordo do veleiro Kat. O primeiro episódio já está no Youtube. A segunda temporada está prevista para ser gravada no final do ano na Patagônia.