Câmara de Comércio é a porta para os argentinos no Brasil

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/12/2016 - 07:12 - Atualizada em: 06/12/2016 - 08:15

O presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt, tem boas expectativas para a primeira temporada de Verão que terá em funcionamento a Câmara de Comércio Argentina-Santa Catarina. “Queremos intensificar e qualificar nossos serviços turísticos e comércio para atrair cada vez mais os visitantes argentinos. A expectativa neste Verão é de receber cerca de 20% a mais do que em 2016.

No ano passado, eles já representavam mais de 18% de turistas que visitaram o estado, movimentando e aquecendo a cadeia produtiva, segundo a pesquisa de turismo do Verão produzida pela Federação”, afirma Breithaupt. Já o secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, acredita que a Câmara vai viabilizar o projeto de transformar SC na porta de entrada dos argentinos no Brasil. “A Argentina é a nossa fronteira internacional.

Em termos de infraestrutura, temos a fronteira terrestre e marítima disponível para intensificar as negociações, tanto para exportação (carne suína e frango), como importações (indústria automobilística e grãos). Atualmente, os dois países passam por um novo momento com a mudança no governo, em que o relacionamento deve ser guiado por interesses comuns”.

Este também é o pensamento do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños (foto), que a coluna ouviu há alguns dias quando ele esteve na abertura da Câmara de Comércio em Florianópolis. É bom lembrar que a Argentina é o 3º principal destino dos produtos catarinenses, atrás dos Estados Unidos e da China.

pagina 8

linha azul

Entender a bolsa

O mercado de ações brasileiro passa por um momento de ebulição: a BM&FBovespa tenta mudar regras de governança para ampliar a regulação sobre as empresas, ao mesmo tempo em que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomenda a adoção de algumas medidas na fusão entre a própria BM&FBovespa e a Cetip, companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária e negociação de ativos e títulos. Por isso cresce a importância da reunião pública que a WEG realiza amanhã em Jaraguá do Sul, destinada aos representantes do mercado de capitais e investidores, mas aberta ao público.

linha azul

O Preço do Leite

A queda do preço do leite para o consumidor – que era esperada para este mês – não deve ocorrer. A diminuição do consumo (porque o dinheiro está curto) e também a importação de leite em pó do Uruguai criaram a expectativa de uma baixa nos preços. O Conselho Paritário Produtor/Indústria de SC (Conseleite) até anunciou uma redução de 2,26% nos preços de referência. Mas segundo o presidente do Conseleite, Adelar Zimmer, “o preço no mercado não deve cair e, se cair, será dentro do nosso diagnóstico, que é de menos 2 centavos por litro”.

linha azul

NIKE, com U$ 50

Já está nas livrarias A Marca da Vitória (Editora Sextante), de Phil Knight, o misterioso dono da Nike. Aos 24 anos, depois de se formar e viajar como mochileiro pelo mundo, Phil decidiu não seguir o caminho convencional. Com 50 dólares emprestados do pai, ele abriu em 1963 uma empresa com uma missão simples: importar do Japão tênis de alta qualidade e baixo custo. E por aí vai esse relato franco, engraçado e surpreendente. Não perca.

linha azul

Porta do Turismo

Abrindo outra frente, em Buenos Aires, o presidente da Embratur, o catarinense Vinicius Lummertz, assinou uma carta de intenções com o ministro do Turismo argentino Gustavo Santos, para aumentar em 1 milhão o número de turistas que visitam os dois países. Os argentinos representam 20% dos 6,3 milhões de turistas que desembarcam no Brasil todos os anos. Com a ação de Lummertz, a ideia é trazer mais de 1,7 milhão de hermanos por ano – e boa parte deles para SC ou passando por aqui. Mas a carta de intenções vai mais longe: os dois países querem atrair turistas da China, considerada o mercado emissor de turistas mais importante do momento.

linha azul

Embaixador Confia

Algumas iniciativas de maior aproximação entre SC e Argentina nos últimos anos ficaram no papel. Agora o embaixador argentino Magariños acredita que vai dar certo: “a Câmara de Comércio vai ser uma valiosa plataforma de relacionamento que poderá projetar maior prosperidade para as duas economias”. A Câmara atua na cooperação comercial, industrial, científica e turística, fomentando inovação e novos negócios, além de ser um ambiente de networking de empresas, câmaras setoriais, entidades empresariais e governo. Os números mostram que a relação precisa mesmo melhorar: de janeiro a outubro de 2016, SC exportou para a Argentina US$ 378 milhões, 2,7% menos para o mesmo período do ano passado (US$ 388 milhões).