“Deputados de SC retiram assinaturas da PEC do Voto Direto”

PEC só tem 4 das 14 assinaturas iniciais | Foto Bruno Collaço/Agência AL

Por: Fábio Bispo

13/08/2020 - 10:08 - Atualizada em: 13/08/2020 - 10:34

 

O Projeto de Emenda Constitucional que pretende banir uma possível eleição indireta caso o impeachment contra a dupla Carlos Moisés (PSL) e Daniela Reinehr (sem partido) se confirme já esteve mais próximo de ser levado para discussão na Alesc. Pelo menos nove deputados que tinham assinado a proposta e contribuído para tramitação do projeto pediram a retirada de suas assinaturas, praticamente inviabilizando a mudança.

O pedido de retirada das assinaturas está em ofício encaminhado ao presidente Julio Garcia (PSD).

A proposta do deputado Bruno Souza (Novo), agora, tem apenas quatro das 14 assinaturas que chegou a conquistar. Retiraram apoio ao projeto Luciane Carminatti e Fabiano da Luz, ambos do PT; Marcos Vieira (PSDB); Felipe Estevão (PSL); Eskudlark (PL); Ivan Naatz (PL); Jair Miotto (PSC); Sgto Lima (PSL) e Sérgio Mota (Republicanos).

Em um documento elaborado para tentar sensibilizar os deputados e a população sobre a importância da matéria, Bruno Souza aponta a falta de habilidade política da gestão de Moisés, mas sustenta que a eleição indireta, realizada pelos 40 deputados, reduziria a participação popular.

 

Desde esta quinta-feira (6) está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões | Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Maricultura

Permanecem interditados costões e áreas de cultivo de ostras e mexilhões nas localidades da Fazenda da Armação, em Governador Celso Ramos, e de Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé, na costa Oeste de Florianópolis. Os moluscos foram afetados por altas concentrações da ficotoxina Ácido Okadaico, conhecida como toxina diarreica. Se consumida por seres humanos, a substância pode causar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. Santa Catarina é o maior produtor nacional, com 39 áreas de produção em 11 municípios. Com produção de 13 mil toneladas de mariscos, ostras e vieiras, e constante monitoramento sanitário, o setor gera mais de 1.900 empregos diretos.

 

Delivery

O projeto “Delivery Seguro” é o canal de orientação para restaurantes, panificadoras e lanchonetes da região Oeste sobre exigências da legislação e boas práticas de segurança alimentar. Todos devem estar adequados às rotinas de preparação dos lanches, definição de embalagens apropriadas e de armazenamento. A iniciativa é do Sebrae, da Prefeitura e do Convention & Visitors Bureu de Chapecó.

 

Tributos

Em 2020, os brasileiros já pagaram aproximadamente R$ 1,2 trilhão em tributos, por meio de impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. Foram 151 dias trabalhados apenas para isso, de acordo com o Impostômetro, que mede a carga tributária nacional.

Grande Florianópolis volta ao nível de alerta máximo para contaminação da Covid-19 | Foto: Divulgação/ Curityba Biotech

 

Capital em alerta máximo

A Grande Florianópolis volta ao nível de alerta máximo para contaminação da Covid-19. Das 16 regiões, 12 estão no nível mais grave. Nessas regiões o transporte deve voltar a ser suspenso.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp