“Daniela quer marcar última semana com acenos à base”

Daniela decidiu flexibilizar as regras de isolamento | Foto Secom

Por: Fábio Bispo

25/11/2020 - 10:11 - Atualizada em: 25/11/2020 - 10:35

A semana catarinense começou com pico de novos casos de Covid-19, hospitais lotados e uma grande expectativa sobre o julgamento do governador afastado Carlos Moisés (PSL) no primeiro processo de impeachment, que trata do reajuste dos procuradores do Estado.

A proximidade do retorno de Moisés domina a pauta política e tem refletido no dia a dia da governadora interina Daniela Reinehr (sem partido), que apesar de eleita como vice de Moisés já não mantém mais relação alguma governamental com o coronel da reserva dos Bombeiros. Daniela busca voo solo nesses últimos possíveis dias no exercício da chefia do Executivo.

Desde que assumiu, a governadora interina colocou o pé na estrada e saiu, quase em campanha, promovendo reuniões, anunciando obras e fazendo inaugurações.

Pauta cara para Daniela tem sido a pandemia. Atendendo a ânsia do eleitorado do presidente Bolsonaro, a quem ela diz fiel, Daniela decidiu flexibilizar as regras de isolamento, anunciou a liberação dos tratamentos precoces – que incluem cloroquina e todo o arsenal de remédios propagandeados por Bolsonaro e sua equipe – e foi até à Justiça para liberar a volta às aulas, em meio a um novo pico de contágio da doença.

 

SC tem média de 20 mortos por dia | Foto Secom

Covid

SC tem média de 20 mortos por dia e 10 mil novos casos a cada dois dias em novembro. Em termos de número de casos, o estado continua no patamar das dez unidades da federação com os maiores números de ocorrências, mantendo-se atualmente na 5ª posição do ranking nacional. Os dados são do Necat, da UFSC, que emite boletins sobre acompanhamento da doença.

 

Aeroporto de Navegantes

O senador Esperidião Amin participou de reunião remota do Fórum Parlamentar Catarinense, que recebeu o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. O assunto foi referente a alteração do edital para a construção de uma pista com 2,6 mil metros para o Aeroporto de Navegantes. O pedido é para que o governo estabeleça um aditivo no edital de leilão do aeroporto de Navegantes, incluindo a obrigatoriedade da concessionária desapropriar as áreas que constam no Plano Diretor, e abrir uma nova pista, com 2,6 mil metros.

 

Merenda

Estudo do Tribunal de Contas divulgado esta semana revela que, na prática, nenhum dos kits de alimentação entregues ou licitados para alunos da rede pública estadual neste período de pandemia atende na íntegra as necessidades diárias de nutrientes em nenhuma das faixas etárias. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, os kits são montados para atender 20% das necessidades nutricionais de alunos que estão na faixa etária dos anos finais ensino fundamental (11 a 15 anos) e estão sendo entregues a todos os alunos da rede estadual de ensino.

 

Luz em Palhoça

As ruas de Palhoça estão ganhando um sistema de iluminação pública mais moderno e eficiente. O consórcio QLUZ, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Exati Tecnologia, iniciou o processo de modernização neste mês de novembro. A iluminação será de luz branca emitida pelo LED, que amplia a visibilidade e embeleza a cidade.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp