“As provas que a PGR busca no celular de Moisés”

Operação aconteceu nesta quarta-feira na Casa d' Agronômica | Foto Divulgação

Por: Fábio Bispo

01/10/2020 - 12:10

A Operação Pleuman, que realizou buscas na residência oficial do governador Carlos Moisés (PSL) e outros dois investigados atendeu pedido da subprocuradora da República, Lindôra Araújo, que considerou a medida necessária para verificar se a ordem de pagamento antecipado dos 200 respiradores partiu de fato do governador. Para a Procuradoria, há elementos que demonstram a constituição de um esquema criminoso de desvio de dinheiro público.

A operação em si não trouxe grandes novidades, com o diferencial que se confirmadas poderão acelerar oferecimento de denúncia contra Moisés. As buscas tiveram origem em uma gravação onde um dos investigados diz que “o governador já tinha liberado o processo de aquisição”.

No despacho que autorizou a operação, o ministro Benedito Gonçalves ainda apontou que o ex-secretário da Casa Civil, Douglas Borba, apontado como responsável por indicar o grupo empresário para o qual foi direcionada a compra dos respiradores, “sempre falava em nome do Governador”.

No campo político, a operação deixa mais frágil ainda o governo combalido de Carlos Moisés. Na Alesc, o afastamento do poder já é dado como inevitável. “Se não por pelo Tribunal de Julgmento será pelo STJ”, declarou o deputado Ivan Naatz (PL), relatos da CPI dos Respiradores.

 

Governador Carlos Moisés classificou a Operação da PF como “desnecessária e injustificada” | Foto Secom

 

“Injustificada”

O governador Carlos Moisés classificou a Operação da PF como “desnecessária e injustificada”. Segundo ele, os equipamentos apreendidos já tinham sido oferecidos à Justiça dois meses atrás, quando o STJ abriu inquérito no caso dos respiradores. No final da conversa com os jornalistas Moisés deixou no ar: “Vocês sabem o que está acontecendo aqui”. Defensores e apoiadores do governador falam em “golpe”, mas muito mais timidamente do que foi o movimento petista sobre o episódio envolvendo a ex-presidente Dilma.

 

Pé na bunda

O deputado Ivan Naatz (PL) se excedeu ao comentar a operação da Polícia Federal na sessão da Alesc. Ao citar que os apontamentos da subprocuradora já constavam no relatório da CPI, o deputado disse que “isso afasta qualquer alegação de golpe. Naatz encerrou a declaração dizendo: “a população quer meter um pé na bunda dessa gente (sic)”. Depois pediu para tirar a palavra de baixo calão da taquigrafia.

 

Conspirações

As teses para explicar o possível afastamento de Moisés são muitas. Tem a tese do golpe para que “as forças políticas de sempre retomem o poder”, nesse caso com a cassação do governador e vice. Tem a tese de que a subprocuradoria da República influenciada pelo governo federal estaria perseguindo os governadores ditos “traidores” de Bolsonaro. E também a de que o próprio PSL estaria negociando por debaixo dos panos uma retomada das rédeas no Executivo estadual. Por enquanto são só teses.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp