Governador reagiu à notificação do processo de impeachment | Foto Divulgação
Governador reagiu à notificação do processo de impeachment | Foto Divulgação

Depois de adiar o início da tramitação do processo de impedimento contra o governador Carlos Moisés (PSL), a vice, Daniela Reinher (sem partido) e o secretário Jorge Tasca (Administração), o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), fez a leitura da representação na sessão desta quinta-feira (30) e abriu oficialmente os prazos para as defesas.

A pressa em tramitar e levar o caso para votação ficou ainda mais evidente com a atitude do primeiro secretário da mesa da Assembleia, Laércio Schuster (PSB), que foi pessoalmente notificar os acusados.

O governador esboçou reação e fez um pronunciamento após a notificação e personalizou a figura do presidente da Alesc: “Lamento a decisão do presidente Júlio Garcia de recepcionar esse processo em um momento tão inadequado, em meio à pandemia, e sem um fundamento jurídico. Não há participação do governador e da vice-governadora nesse processo”, disse no comunicado divulgado à imprensa.

Na prática, o governo assume a disputa que o jogo político impõe e promete pagar para ver o resultado em plenário. E os últimos dias que antecederam esta quinta-feira, desde que o processo de impeachment foi anunciado na Alesc, foram mais que suficientes para provar que há um rompimento completo entre as forças políticas e que colocaram em lados opostos Julio Garcia e Moisés.

Deputado Laércio Schuster ao lado do telefone vermelho | Foto Agência AL

Linha direta

Ao fazer a leitura da representação contra o governador na manhã de quinta-feira, o deputado Laércio Schuster ao lado do telefone vermelho que se tornou símbolo de ironia entre a comunicação do governo com deputados. O aparelho está na Alesc desde maio, quando governador ofereceu um canal, por telefone, para diálogo com o legislativo.

 

Vacina da UFSC

Pesquisadores da UFSC que trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19 a partir de uma recombinante da BCG, já conhecida no país para prevenção da tuberculose, fizeram uma live para informar a população sobre o avanço das pesquisas. A expectativa dos pesquisadores é de ter em seis meses um vetor vacinal.

 

Simples nacional

Em função da pandemia, as empresas enquadradas no Simples Nacional não serão excluídas em 2020 por débitos tributários. A medida foi informada pela Receita Federal, a partir de uma demanda do Sebrae, que também vem sensibilizando estados e municípios em adotar a mesma prática. Em 2019, mais de 730 empresas foram notificadas para exclusão do Simples por débitos tributários, e 506 mil empresas acabaram ao final excluídas do regime.

 

Pela culatra

As ações da Natura tiveram a maior alta (6,73%) na Bolsa brasileira na quarta-feira (29). O efeito é reflexo da campanha do ator Thammy Miranda para o Dia dos Pais e que foi alvo de ataques liderados pelas redes bolsonaristas que propuseram uma campanha de boicote aos produtos da marca. O efeito, pelo jeito, foi contrário.

 

Idosos

165 mil idosos com doenças crônicas que moram com crianças em idade escolar podem ficar expostos aos riscos da Covid-19 em um eventual retorno das aulas em SC. O alerta é da Fundação Oswaldo Cruz que desaconselhou o retorno.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp