O empoderamento feminino no universo corporativo

Por: Eu, Mulher e Carreira

19/04/2022 - 13:04 - Atualizada em: 19/04/2022 - 13:21

Conhecendo e fortalecendo suas características internas, a mulher consegue lidar melhor com os diversos desafios existentes no ambiente corporativo. O autoconhecimento lhe traz clareza e foco nas ações que precisam ser realizadas e auxilia na gestão das suas emoções.
Por que contratar ou promover uma mulher para um cargo de liderança?

Alguns pontos positivos da essência feminina são destacados por especialista em liderança como vantagens estratégicas para um empreendimento. Esses fatores são muito valorizados e fazem toda a diferença na hora de escolher um profissional para ocupar um cargo com muitas responsabilidades.

Por natureza temos uma intuição aguçada. Essa característica, muitas vezes, ajuda na hora de tomar decisões mais rápidas e assertivas no trabalho, além de prever riscos futuros e ter um radar mais atento às oportunidades. Quando estamos conectadas às nossas fortalezas, nossos recursos e habilidades naturais, fortalecemos a autoconfiança e o amor-próprio. Nossa intuição nos conecta ao sentido do trabalho em nossa vida, intensificando a nossa entrega e o nosso servir.

Nossa comunicação, muitas vezes, é mais fluída e desenvolvida, tendo mais habilidade para dosar as palavras. Interagimos, dialogamos e criamos engajamentos com muita facilidade. E esta característica confere aos negócios um caráter único de proximidade e confiança.

A maioria das mulheres é mais persistente diante das dificuldades e tendem a lutar por seus objetivos até que todas as alternativas de solução de esgotem. Geralmente, somos muito resistentes física e psicologicamente. Por isso somos capazes de suportar melhor a pressão.

Por vezes, somos contrárias à estagnação e buscamos sempre o desenvolvimento e a evolução. Não é à toa que contemplamos mais de 60% do público das universidades.

Somos mais hábeis para lidar com conflitos e atritos no ambiente de trabalho. Nascemos para viver em comunidade, conectadas, interligadas. Somos mais flexíveis, com olhar sistêmico, empatia e compaixão. Valorizamos o outro e não somente a nós, somos menos autoritárias e isso proporciona um Clima organizacional mais leve.

Buscamos certeza nos conhecimentos e aperfeiçoamentos e desta forma nos tornamos mais assertivas. Somos mais detalhistas, temos uma visão mais ampla das situações e assumimos riscos mais calculados. Nossa forma de administrar é mais segura devido ao alto grau de comprometimento, zelo, atenção e cautela.

Somos fruto de emoção e esta é a nossa maior diferença. Quando acolhemos nossas emoções, assumimos nossa vulnerabilidade como uma força e não como aprendemos a ver, como fraqueza.

O autoconhecimento te promove a segurança de ser quem tu és. Ele desperta teus dons e talentos e potencializa a tua carreira. Esse é o teu principal diferencial na vida e nos negócios.

 

Seguimos juntas,

Karine Becker Petelinkar

Psicóloga e Mentora de Mulheres

@karinebecker.psi