O real significado de Saúde Mental

Foto: Pixabay

Por: Erika Tavares

22/11/2022 - 05:11

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não só ausência de afecções ou doenças. Nesse sentido, a saúde mental é um dos pilares para ser saudável e tem interação direta com o estado físico e social do indivíduo.

Ainda, a OMS define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe as suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para a sua comunidade”.

Por outro lado, a saúde emocional está relacionada com a capacidade do indivíduo em moderar os seus pensamentos diante das emoções. Ou seja, a saúde emocional é o que equilibra os sentimentos e emoções que nos atravessam diariamente. Saúde emocional e mental andam juntas. É importante destacar que se uma está em desequilíbrio, a outra também poderá sofrer consequências.

A saúde mental tem influência nas condições físicas, no bem-estar e nas atividades relacionadas ao cérebro, como a cognição. Somado a isso, uma mente tranquila tem melhores condições de administrar situações estressantes, ser mais produtiva e atenta.

Para avaliarmos se a saúde mental está sob controle há emoções e comportamentos que indicam desequilíbrios da mente e devem ser percebidos, além de buscar as melhores estratégias para lidar com os problemas da forma mais adequada.

Entre os sintomas, estão: insônia; oscilação de humor; esquecimentos; taquicardia e palpitações; falta de apetite ou apetite em excesso; desânimo; falta de concentração; irritabilidade; cansaço excessivo, indisposição.

Por outro lado, uma mente em desequilíbrio pode desencadear doenças e transtornos mentais a longo prazo. Nesse cenário, o crescente número de casos de doenças e transtornos mentais é mais um motivo para colocar atenção na saúde mental. A OMS apontou que 18,6 milhões de brasileiros apresentam transtorno de ansiedade e fez a previsão que em 2030 a depressão será a doença mais comum no mundo.

Cuidar da mente faz parte dos cuidados com a saúde integral do indivíduo. Uma pessoa que sofre com preocupações recorrentes pode apresentar um aumento do cortisol, o “hormônio do estresse” que em níveis elevados está relacionado a diversas doenças, como diabetes e a pressão alta. Além da elevação de cortisol, pode provocar tensão muscular, insônia, mudanças de humor e palpitações.

Em alguns casos é necessário procurar ajuda profissional. Na área da saúde psiquiatras, neurologistas, psicólogos e psicoterapeutas estão preparados para conduzir tratamentos para a saúde mental.