Violência doméstica: “o silêncio mais ensurdecedor é aquele que fere”

Por: Editorial

29/09/2020 - 06:09

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

Este não é o primeiro editorial OCP abordando a violência doméstica, e não será o último. A violência doméstica é uma das principais mazelas de nossa sociedade.

Se os índices já eram preocupantes antes da pandemia, agora se tornaram alarmantes. Vale destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a quinta maior taxa de feminicídio do mundo.

Um lastimável e vergonhoso indicador que nos obriga reconhecer que o Brasil não cuida de suas mulheres. Pesquisas dão conta de que a cada dia, em nosso país, três mulheres são assassinadas, vítimas de feminicídio.

A cada 2 segundos uma mulher sofre agressão física. Lamentavelmente, nossa sociedade jaraguaense contribui para esta horrenda realidade.

Com o nobre propósito de mobilizar a sociedade para esse inaceitável problema social, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) lança a campanha de combate à violência doméstica, em parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar, a Delegacia da Mulher de Jaraguá do Sul, a Associação Brasileira de Recursos Humanos de Jaraguá do Sul (ABRH), a empresa Vêmais e a agência Oodles, tendo a Rede OCP de Comunicação como comprometido parceiro na divulgação.

“O silêncio mais ensurdecedor é aquele que fere”. Com esta mensagem, a campanha quer retratar a importância de a comunidade abraçar, discutir e combater essa mazela. É preciso, definitivamente, desconstruir a retrógrada ideia de que mulher deve ser submissa ao homem.

A violência de gênero como um fenômeno arraigado na nossa cultura patriarcal e machista, ainda se mostra muito evidente. O respeito à dignidade das pessoas, independentemente de classe, etnia, sexo, credo, gênero ou orientação sexual, ainda se mostra um ideal distante.

Portanto, ações como esta da Acijs, devem se converter em prática recorrente e ser absorvida pela sociedade.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul