O cronograma de duplicação do trecho urbano da BR-280, hora em curso, e que sempre se mostrou nosso inconveniente gargalo repressor do desenvolvimento da região, concluiu mais uma importante etapa.

A inauguração e liberação, no dia de ontem (23), do viaduto (elevado) que liga a BR-280 a SC-108, em Guaramirim, no trecho estadualizado da rodovia, significa o fim de um estrangulamento viário, com respectiva melhora da fluidez e segurança, além do impulsionamento das atividades produtivas e turísticas dessa dinâmica região.

Cabe ressaltar que o investimento na duplicação da BR-280 supera a cifra de R$ 100 milhões, e faz parte do programa Novos Rumos, um pacote de intervenções estratégicas do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura rodoviária em Santa Catarina.

Vale relembrar também, que esta obra de duplicação trilhou, historicamente, um caminho longo, tortuoso, e com intermináveis ‘aclives’ e ‘declives’ políticos e burocráticos.

Embora sejam incalculáveis os custos decorrentes dessa espera, além de inúmeras vidas ceifadas, finalmente se observam iniciativa e vontade política para celeridade e conclusão total dessa imprescindível obra. Ela representará um novo marco de dinamismo, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a região, que tanto contribui, economicamente, para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil.

Será, outrossim, uma prova de que a eficiente gestão dos recursos e prioridades públicas, é algo plenamente possível no âmbito da boa política.