Uma história “Simplesmente Bella” nas telas!

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

25/06/2020 - 06:06

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

Inicia-se nesta quinta-feira (25) o 3º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, estendendo-se até sábado (27). Durante esses três dias, a sétima arte conectará Jaraguá do Sul com todo o Brasil. Produtores consagrados e independentes, das mais variadas regiões do país, promovem por meio das multi-telas, em multigêneros, a cultura, a educação e o entretenimento.

Por conta da pandemia, nesta edição, as pessoas não irão às salas de cinema, mas, o cinema irá às pessoas. De acordo com os organizadores, esta circunstancial reinvenção fará com que a próxima edição se dê em formato híbrido, ou seja, online e presencial.

O cinema tem a capacidade de penetrar no âmago da realidade e da subjetividade, dialogando com a literatura, com a música, com a arte, retratando as mazelas, dramas e conquistas sociais. A história de vida da garotinha jaraguaense, Isabella Lux, a Bella, de 11 anos, deficiente visual, é a produção local de destaque desta 3ª edição do Festival.

O documentário experimental que captou o encantador, inspirador e feliz, mundo de Bella, formado de pássaros, garnisés, escola, família, livros, música e sonhos, vem nos mostrar o quanto vemos, mas não enxergamos, o quanto temos e não valorizamos.

Além disso, “Simplesmente Bella” contém um importante apelo social, ao promover uma reflexão sobre a inclusão. No contexto geral, sabemos que a sociedade ainda não é inclusiva. Precisamos superar limitações estruturais e de caráter preconceituoso.

Para quem, além de ver, consegue enxergar, o documentário revela a carência de literatura em braile em nossas bibliotecas e escolas, bem como, a inexistência de um censo atualizado sobre os deficientes visuais e suas condições. Eis uma oportuna bandeira aos novos postulantes do legislativo.

O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul é um projeto que pertence a todos. Inteire-se da programação e prestigie!

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul