Por Nelson Luiz Pereira - conselheiro editorial OCP

Em meio à pandemia que nos assola, o bem mais precioso que se ambiciona, feito oásis em meio ao deserto, é a saúde.

No entanto, é de fundamental importância considerarmos que, neste momento contingencial sem precedentes, não há como tratar saúde no sentido “stricto”, mas sim, em seu sentido “lato”. Significa dizer que, a saúde que buscamos implica em preservar vidas, preservando, conjuntamente, a economia.

É natural que haja muitas incertezas quanto a forma de viabilizar isto, mas, há uma convicção: a dicotomia entre saúde e economia é a estratégia mais equivocada a ser adotada nesse combate. A defesa da saúde protege a economia, assim como a defesa da economia protege a saúde. Ambas são interdependentes, se constroem, se complementam e se desenvolvem mutuamente. A dicotomia ora em prática, só empodera o inimigo.

No contexto democrático, as sociedades que têm ascendido a padrões diferenciados de coexistência são, nitidamente, as que melhor têm assimilado a ideia de que não há outro meio de sobrevivência e desenvolvimento senão em comunhão.

O nível destas sociedades, e aqui se insere Jaraguá do Sul, é proporcional ao grau de intensidade de fatores que as caracterizam, como cultura, valores, estrutura política, econômica e social. O que observamos, e nos faz diferenciados, é o padrão elevado de sociedade organizada, colaborativa e solidária.

Por aqui, a solidariedade tem sido um poderoso antídoto. Se já havíamos enaltecido os bravos incansáveis que compõem os pelotões de frente, dignificamos agora, a nobre atitude solidária da classe empresarial jaraguaense, pelas importantes doações e ações realizadas em prol do combate ao coronavírus.

Chegamos ao estágio de imprimirmos uma caminhada cautelosa preservando as atividades. Isso implica conviver de forma responsável com o vírus, radicalizando os hábitos preventivos de higiene, relacionamento presencial e uso da máscara.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul