Queda do desemprego é um alento para a economia

Por: Editorial

02/06/2022 - 07:06

 

Não se pode ignorar que a pandemia do novo coronavírus impactou sobremaneira a realidade social e econômica do mundo. Os reflexos não foram diferentes no Brasil.

No entanto, a massificação da vacina tem contribuído substancialmente para reestabelecer as bases que sustentam a economia. E uma delas, de extrema importância, é o nível de empregos. De acordo como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de desempregados, estimado em 11,3 milhões de pessoas, recuou 5,8% frente ao primeiro trimestre de 2021, o que representa 699 mil pessoas a menos.

De fevereiro a abril deste ano, a taxa de desemprego caiu para 10,5%. Segundo o IBGE, representa o menor nível para o trimestre desde 2015, quando o índice foi de 8,1%. Portanto, atualmente há no Brasil, 11,3 milhões de desempregados e 96,5 milhões de pessoas empregadas, o maior número desde o início da série histórica, em 2012.

Em meio a esse cenário, Santa Catarina segue se consolidando como um dos estados mais geradores de emprego no Brasil. Foram gerados, em nosso estado, 64.038 vagas formais nos três primeiros meses de 2022.

O segundo melhor resultado do país em números absolutos, atrás apenas de São Paulo. Os dados são do Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Direcionando o foco especificamente para Jaraguá do Sul, de acordo com o mesmo Caged, somos a 6ª entre as dez melhores cidades do Estado em termos de geração de emprego.

Nos primeiros três meses deste ano, o município gerou 11.084 novas vagas de emprego e registrou 9.136 desligamentos, o que resultou num saldo positivo de 604 postos de trabalho. Espera-se que os números positivos do emprego se sustentem e impulsionem outras variáveis, para a efetiva retomada econômica.