Por Nelson Luiz Pereira - conselheiro editorial do OCP

 

A abertura do comércio de alimentação, nos indica que estamos retomando gradativa e cautelosamente a caminhada. Nossa realidade local nos dá conta de que os serviços de saúde, monitoramento e gestão, estão funcionando com eficiência e eficácia.

Os indicadores até aqui registrados, comprovam que a intensidade de prevenção e isolamento tem feito significativa diferença. De forma geral, nossa população tem assimilado a dimensão dessa pandemia e assumido risco controlado, ou seja, os que devem e os que podem, estão se mantendo isolados.

No entanto, o isolamento não tem subtraído a criatividade e colaboração de nossa gente. Exemplos de cidadania como priorização de compras locais de pequenos negócios, movimento de “não demissões” adotados por empresas, além de uma diversidade de serviços voluntários, nos reforça o orgulho dessa sociedade.

É com esse espírito de colaboração, responsabilidade e sensatez, que vamos imprimindo a marcha de retorno à normalidade. Obviamente, ainda em meio à tormenta, haverá a celebração da Páscoa. Embora ela não precise ser privada do tradicional ovo, que ela possa promover, mais intensamente, um momento de força, reflexão e lucidez.

Ressalta-se, em tempo, o apelo para que a tensão social, intolerância, oportunismos e desinformação, sejam substituídas por serenidade e sensatez. Cada cidadão, imbuído de tal atitude, estará contribuindo sobremaneira para que a travessia seja menos traumática.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul