Painel Covid passa a registrar números de vacinados

Por: Editorial

27/01/2021 - 06:01

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

Jaraguá do Sul foi uma das primeiras cidades a implantar um plano contingencial de gestão contra o coronavírus.

Desde o início da pandemia a incansável atuação do ‘Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19’, em consonância com a funcional estrutura pública, além de dedicados profissionais da saúde, somando-se ainda ao trabalho da imprensa e da Polícia Militar, vem contribuindo para o combate a essa doença.

Num momento de extrema insegurança e ansiedade que atravessamos, organização e informação fazem toda a diferença. Ao longo da pandemia, o cidadão tem se servido diariamente do Boletim Epidemiológico, fornecido pelo poder público e disseminado pela imprensa.

O respectivo Boletim, contendo informações como: casos confirmados, recuperados, em tratamento e óbitos, passa a agregar, agora, o número de vacinados. Este indicador representará, doravante, a potencialidade, eficiência e velocidade com que o país retornará à normalidade e crescimento.

Como bem profetizou o ministro Paulo Guedes, “a volta segura ao trabalho é importante e a vacinação em massa é decisiva.” Oportuno ressaltar, entretanto, que durante o processo de imunização, que avançará ao longo do ano, os riscos de contaminação caminharão juntos.

O início da vacinação, num país das dimensões do Brasil, não poderá ser interpretado, portanto, como redução do risco. Relaxar nos cuidados por conta disso, é uma postura equivocada e perigosa.

Cabe registrar, por fim, que respeitando-se a decisão de cada pessoa pela imunização, age com sensatez e contribui para o combate à pandemia, quem busca se instruir sobre a vacina, valendo-se de fontes fidedignas como sites de órgãos especializados, evitando-se o ambiente politizado das redes sociais.