O retorno do esporte

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

16/09/2020 - 06:09

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial OCP

O esporte sempre assumiu um papel de fundamental importância na formação de uma sociedade. Os incontáveis benefícios que o esporte proporciona, vão da promoção da saúde humana à inclusão social.

É incontestável o potencial de educação e socialização entre as mais diferentes classes, gêneros e religiões, que o esporte é capaz de promover.

No contexto estadual, Jaraguá do Sul sempre foi muito atuante no esporte, por considera-lo como um dos pilares do desenvolvimento sustentável de uma cidade. A pandemia do coronavírus comprometeu substancialmente este setor, cuja retomada das atividades encontra-se, agora, em curso.

O governo de Santa Catarina anunciou, na segunda feira (14), os critérios a serem observados para a retomada dos eventos e competições esportivas organizados pela iniciativa privada e pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Uma série de modalidades classificadas como coletivas, com contato direto e sem contato direto, estão contempladas na portaria. No entanto, há uma inconsistência que afeta nosso município em particular.

A prática do futebol society, cuja modalidade não se encontra contemplada nesta portaria, acaba sendo prejudicada por conta da Norma Estadual. Ou seja, nossa administração municipal, embora tenha apresentado uma gestão diferenciada e eficaz no combate à Covid-19, não tem autonomia para liberar tal modalidade, por corresponder a classificação de risco potencial da região Nordeste.

Diante dessa circunstância, modalidades que não estão contempladas na portaria, deverão ser solicitadas à Fesporte, autorização para a realização da prática. Importante salientar, por fim, que o uso da máscara e higienização continuam obrigatórias em todos os ambientes esportivos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul