Menos violência no trânsito

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

12/06/2020 - 06:06

Em meio à onda de incertezas que a pandemia do novo coronavírus trouxe ao mundo, boas notícias surgem como alento e também nos fazem pensar. Afinal, a sociedade ainda está se adaptando à rotina que, quanto mais respeitada, mais rápido caminhará para o fim.

Todos aguardam um retorno à vida “normal”, embora esteja claro que muitas mudanças devem continuar a ser necessárias daqui para frente. O trânsito jaraguaense, que vem sendo alvo de campanhas de educação em combate aos altos números de acidentes e mortes registrados em anos anteriores, também foi impactado pela pandemia.

Com o isolamento social, o tráfego foi reduzido e, consequentemente, os danos causados nas mais diversas ocorrências, materiais e à vida humana, também caíram. De janeiro a 10 de junho, houve redução de 43% nas mortes no trânsito, em comparativo entre 2019 e 2020.

Sem o vai e vem habitual – com a pressa cotidiana – e sem o convívio social – muitas vezes agitado por conta de eventos de toda ordem – o trânsito vem fluindo com menos violência. No último mês de maio, foram registrados 58 acidentes, contra 259 no mesmo período de 2019. São 201 acidentes a menos no mês. Esse número representa vidas poupadas, menos pessoas feridas, menos prejuízo econômico, menos gente nos hospitais.

Em um cenário difícil e que exige tanta superação, reduzir as perdas no trânsito representa um alívio. Além disso, nos convida a repensar as atitudes tomadas durante os deslocamentos e o modo como cada um conduz seus veículos ou mesmo a atenção de quem anda a pé. O trânsito é um organismo vivo pulsante e que precisa de todos sempre atentos e conscientes de sua responsabilidade.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul