Coronavírus: Com retomada gradual e controlada, todos poderemos ganhar

Por: Editorial

28/03/2020 - 06:03

Em nosso estado de Santa Catarina, os esforços de prevenção e combate ao coronavírus estão amparados em Plano Estratégico de Ação, que tem como missão “promover a convivência dos catarinenses com a pandemia do Covid-19, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação à vida das pessoas e da atividade econômica”.

O plano recentemente lançado pelo Governo do Estado, busca, em sua essência, o equilíbrio na condução das duas realidades postas: saúde e economia. Portanto, deve-se considerar que o documento não pretende negligenciar o potencial de contaminação do coronavírus e suas consequências, tampouco, ignorar a importância crucial dos cuidados de higiene e isolamento.

Não contraria, tampouco, as orientações técnicas e fundamentadas das autoridades sanitárias e epidemiológicas. Estabelece, isso sim, que se retome atividade de forma controlada, observando-se, sobretudo, os grupos de risco.

Há que se considerar que somos um país de dimensão continental, e esta condição permite que possamos ter regiões ou estados gerindo com mais eficiência e eficácia esta pandemia. Santa Catarina demonstra com o presente plano, que as ações ora implementadas, encontram respaldo em decisões já acertadas previamente.

Além disso, reunimos condições estruturais e organizacionais peculiares. Então, podemos entender que, nessa circunstância, o rumo ora determinado pressupõe certo risco, porém, risco controlado. O sucesso que almejamos será resultado da colaboração de todos.

Por Nelson Luiz Pereira

Conselheiro editorial do OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul