Contribuição ou piada?

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

03/05/2020 - 06:05 - Atualizada em: 30/04/2020 - 20:23

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

Obviamente que a resposta é: piada. Justifiquemos: Há no Brasil uma falsa ideia de que “oposição” é aquela que se dá entre esquerda, centro e direita. Caros cidadãos, o antagonismo que nos atinge, de fato, se dá entre o Brasil privado e o Brasil público.

Portanto, resguardado o contingente não concursado, a verdadeira e expressiva “oposição” é aquela que se dá entre a iniciativa privada versus a esfera pública, sobretudo, da cúpula do triunvirato, representado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário, donde deveria partir o exemplo-mor, diga-se de passagem.

Sensibilizado com o martírio da sociedade, por conta da pandemia, o segundo Congresso Nacional mais caro do mundo nos surpreende, ironicamente, com a figurada mensagem: “respeitável público, solidários com o sofrimento da Nação, comunicamos que não reajustaremos nossos salários e benefícios”.

Esta decisão de insensatez tupiniquim, nos dá a dimensão da distância que há entre as realidades pública e privada. O Brasil tem sido, historicamente, assolado por grandes crises. Em todas, não há testemunhos de ‘corte na carne’ por parte desses intocáveis servidores públicos.

Portanto, a “oposição” que devemos discutir, é a do empreendedor quebrado, dos salários reduzidos, dos contratos suspensos e dos desempregados, versus as bilionárias benesses e estabilidade do “principado” público. Vejamos, outro irônico anúncio, agora, figurativamente, proclamado pelo IBGE: “respeitável público, saibam que no espaço de 1 ano o setor privado subtraiu 537 mil empregos, enquanto o setor público adicionou mais 290 mil, com redução e aumento de salários, respectivamente”.

Somos um país paradoxal. Se “o bem em política é a justiça como utilidade geral”, há muito apregoado por Aristóteles, então isso é tudo o que não temos. O bem da atual política é de utilidade estritamente política, e não geral. A prova disso, é que mais uma vez, o ‘corte na carne’ caberá, unilateralmente, a quem produz e trabalha.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul