Cerveja: constante do DNA jaraguaense

Por: Editorial

23/09/2021 - 05:09

 

Quem aprecia uma boa cerveja conhece um pouco da história dessa milenar bebida. Há, inclusive, quem diga: “seja lá quem tenha sido o inventor, seguramente ele encontra-se no céu.” Evidências dão conta de que a Mesopotâmia tenha sido a precursora das primeiras cervejarias há mais ou menos 6 mil anos.

A popularização dessa extraordinária bebida, a base de cereais fermentados, foi historicamente tão expressiva, que em certo momento exigiu regulamentação de fabricação, comercialização e consumo. A mais remota lei regulamentadora que se tem registro é a chamada Estela de Hamurabi, de 1700 a.C.

Com o passar dos séculos a bebida foi se massificando, se aperfeiçoando e, consequentemente, aumentando o rigor das leis da qualidade e pureza. Atualmente, como uma das bebidas mais populares e consumidas, a cerveja pode ser encontrada em todos os cantos do planeta. Entretanto, países como Alemanha, Bélgica e República Tcheca acabaram ganhando notoriedade e tradição, mas nem por isso garantem hegemonia.

Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, China, Japão, entre tantos outros, também produzem, comercializam e consomem excelentes cervejas atualmente.

Em nosso estado de Santa Catarina a cerveja está muito presente na identidade cultural. Prova disso é que em 2016 um Projeto de Lei do Governo Federal, tornou Blumenau a capital nacional da cerveja, palco da Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul.

Jaraguá do Sul também tem sua destacada participação nesse campo, com pulsante empreendedorismo no segmento cervejeiro. Duas das melhores cervejarias do mundo são de nossa cidade. É o que apontou o World Beer Awards 2021, em Londres, uma das principais competições do mundo cervejeiro, a “Copa do Mundo” das cervejas.

A premiação se deu no dia 9 deste mês. Certamente, pela alta qualidade de outras tantas cervejas jaraguaenses, mais premiações virão.