No Brasil, a campanha Outubro Rosa possui uma diversificada programação, variando de estado para estado, município para município. A essência do movimento é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. O de maior incidência é o de pele. É importante salientar, outrossim, que o câncer de mama não possui sintomas no estágio inicial, por isso o autoexame mensal e a mamografia anual são duas ações imprescindíveis.

Outra informação relevante, é que as mulheres mais jovens também precisam tomar os cuidados quanto a essa doença, sobretudo, quando há casos na família. A atuante e benfeitora Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Jaraguá do Sul, lançou na manhã desta terça-feira (24), a campanha do Outubro Rosa 2021.

O tema desse ano é "Amor que cabe no peito" e estará estampando em todas as peças publicitárias e na tradicional camiseta. A RFCC jaraguaense, fundada em 1987, tem a nobre missão de “prestar serviço público de melhor desempenho, seguindo a política de prevenção ao câncer de mama, colo uterino e atendimento a pacientes oncológicos, com equipe qualificada e comprometida com a ética e a humanização dos cuidados”.

Por reconhecer-se como uma “organização jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, de finalidade social, de saúde e filantrópica”, percebe-se que esta missão não é, em essência, de exclusividade da RFCC, mas de toda a comunidade, já que sua sustentabilidade depende de parcerias com o poder público, doações, ações promocionais e, sobretudo, do espírito voluntário.

Por isso ressalta-se que esta campanha, não pode estar restrita à RFCC. Que ela possa ser abraçada com o “amor que cabe no peito” de todos.