BR-280 segue em frente

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

05/05/2021 - 05:05 - Atualizada em: 05/05/2021 - 08:27

Por Nelson Luiz Pereira_integrante do conselho editorial do OCP

 

A BR-280, em sua velha e limitada condição, sempre representou o maior gargalo para o desenvolvimento de nossa região e de Santa Catarina.

As promessas e espera pela duplicação, foram muito mais extensas do que o trecho da própria rodovia. Em 2008, o OCP lançou uma campanha denominada “BR-280 – Duplicação Urgente”.

Traduzida em um selo, aqui resgatado, e publicado diariamente na capa do jornal, a campanha tinha por objetivo, mobilizar a opinião pública e pressionar o governo para execução de tão importante obra.

Precisamente, no dia 7 de julho de 2008, durante plenária da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), a direção do OCP entregou nas mãos do Governo do Estado, exemplar do Caderno Especial, cujo conteúdo, fundamentava e justificava a respectiva campanha.

No ato de entrega, durante aquela plenária, o governo havia prometido que as obras iniciariam em 2009. Finalmente, esta antiga promessa de governos anteriores, está se efetivando agora.

Mais um passo importante se concretizou recentemente, com a assinatura de Ordem de Serviço para execução de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e passagens subterrâneas, compreendendo o trecho estadualizado entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

É notório que tal obra tenha trilhado historicamente, um caminho longo e tortuoso, com aclives e declives políticos de governos.

Entretanto, é reconhecível a atenção dada pelo atual governo estadual, o que não poderia ser diferente, já que se trata de uma artéria fundamental na malha viária do Estado, por escoar significativo volume de produção industrial e agrícola, e de grande potencial exportador.

Que a conclusão seja breve, e a região ainda mais próspera.