Banana da região reconhecida no Brasil e no mundo

Por: Editorial

18/11/2021 - 07:11

Pode-se dizer que a popular banana é uma fruta consumida no mundo inteiro. De acordo com a história, esta fruta é de origem asiática, sendo cultivada há mais de 4 mil anos. Registros dão conta de que ela tenha chegado na Europa por volta do século 1 a.C, por meio dos romanos. Mas foi somente no século 20 que se popularizou em nosso continente.

O que se pode dizer, com toda convicção, é que por aqui, a banana se adaptou muito bem, evoluiu e continua evoluindo. Hoje o Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de banana do mundo.

Mas foi em nossa região do Vale do Itapocu que ela encontrou um solo fértil, uma geografia favorável, um clima apropriado e técnicas de cultivo avançadas. Embora, em âmbito nacional, cerca de 98% de sua produção se destine ao consumo in natura, há por aqui, uma diversidade de produtos que dela deriva, como balas, cucas, pratos típicos, fibras, biomassa, entre outros.

Outrossim, ela representa uma importante fonte de geração de empregos e rendas. Esta condição diferenciada lhe rendeu o pódium de banana mais doce do Brasil e com padrão internacionalmente certificado.

É o caso de Corupá, que acaba de receber do Sebrae o Plano de Marketing e o Plano de Controle e Proteção da Denominação de Origem da Banana. Respectivos planos integram o projeto IG DO (Indicação Geográfica de Origem) da região, cuja finalidade é padronizar a comunicação visual, determinar as boas práticas a serem utilizadas pelos produtores, além de orientar sobre o estabelecimento de metas e estratégias relacionadas ao produto, seu preço, promoção e ponto de venda.

Que a melhor banana do mundo continue reinando em nossa região.