Por Nelson Luiz Pereira - conselheiro editorial OCP

Somar esforços para o alcance de um objetivo comum, constitui a essência do associativismo. O princípio norteador é de que, “juntos sempre seremos mais fortes”. Então, pode-se considerar que, no âmbito do associativismo, o diferencial relevante entre uma sociedade e outra, reside na intensidade de percepção desse princípio, e consequente grau de envolvimento e colaboração.

Reportando-se especificamente à nossa realidade local, observa-se uma peculiar característica: a legião de empreendedores de micro e pequenos negócios, atuantes no conjunto das atividades econômicas, percebe com maior lucidez e entusiasmo, que a coexistência colaborativa produz uma força indutora que modifica comportamentos, fomenta novos conhecimentos, fortalece negócios, expande mercados, e promove o desenvolvimento da comunidade.

O momento é de desconstrução e aprendizagem sem precedentes. Portanto, a dinâmica de coexistência solidária, ora em curso, deve impulsionar e mobilizar as pessoas e negócios a reconhecerem “o que poderia ter sido feito”, “o que está se fazendo”, e “o que se fará no futuro”.

É nesta perspectiva, que a Associação das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedor Individual e Startups do Vale do Itapocu (Apevi), promove um debate sobre o ambiente de negócios, intitulado “papo aberto com empreendedores de pequenos e micro negócios”.

O conteúdo, que terá participação de especialistas em empreendedorismo, será transmitido por meio de ‘live’, pelo Instagram da entidade, link: @apevi.ampe, com início às 14h30 de hoje. O evento é só uma, dentre muitas ações da entidade, inseridas em sua missão de “fomentar a autossustentação, a união e o fortalecimento das micro e pequenas empresas, dos empreendedores individuais e Startups, pela promoção da melhoria da gestão, pela representação e por ações concretas em defesa de sua causa”.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul