A missão de educar em meio a pandemia!

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

01/08/2020 - 06:08 - Atualizada em: 31/07/2020 - 20:13

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

Mesmo considerando as contingências de toda ordem, a verdade é que não há como transformar uma nação, sem que tudo passe pelo principal “duto” chamado Educação. Se já era difícil, agora, em meio a pandemia, tornou-se substancialmente desafiadora a missão de educar.

Se não bastasse o angustiante isolamento social a que estamos submetidos, é preciso ter em vista, ainda, que a época de escola em que os pais cobravam nota dos filhos, infelizmente já foi.

Hoje cobra-se nota dos professores. Se a função do professor, era professar conhecimento, agora passou a ser mediar conflitos. Se ontem lhe cabia a autoridade natural, hoje lhe é imposta a obediência serviçal mercantilista. Se antes o professor reprovava por indisciplina ou falta de rendimento, atualmente significa não atender o cliente.

A junção desses fatores tem mostrado para a nossa sociedade, que educar não é, por essência, uma profissão, mas, uma missão. Então, o momento nos faz refletir sobre o que move um “Professor por vocação” num país onde a missão mais importante sempre foi a menos reconhecida.

Bem sabem esses “malucos sonhadores” o quão desafiador se torna o processo de ensino aprendizagem subtraindo-se o presencial. Entretanto, se de todo o caos brotam aprendizados, essa pandemia tem tornado todos os pais um professor coadjuvante.

Certamente essa experiência colaborativa ajudará a desconstruir um paradoxo desalentador em nossa sociedade, assim identificado: dificilmente alguém desconsideraria a importância da Educação e do bom Professor. No entanto, ainda é raro alguém recomendar essa carreira aos filhos.

Nossa admiração e respeito aos professores que, independentemente das circunstâncias adversas, não desistem de transformar a sociedade por meio da educação.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul