“Os desafios do varejo frente às novas tecnologias”

Por: Informações jurídicas

14/01/2019 - 06:01

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia fez nascer um novo perfil de consumidor no mercado, que se divide entre a compra online e a compra nas lojas físicas.

Desse modo, é necessário que os empresários do setor do varejo busquem soluções inovadoras para aproveitar a retomada do mercado pós-crise econômica e ultrapassar a concorrência.

Em que pese todo o avanço, a cultura do mercado varejista no Brasil ainda possui resistência à adesão de soluções diferenciadas, as quais já estão sendo praticadas no exterior.

Surgiu no contexto mundial o “consumidor 2.0”, que possui uma interação mais direta com as marcas, costuma publicar suas experiências de compra e tem a expectativa de retorno de suas respostas em tempo real.

Atualmente, os varejistas devem ter uma integração dos canais online e offline, pois facilita a compra desse novo tipo de consumidor, com a disponibilização das informações de forma clara e de fácil acesso.

A tecnologia ajuda a aprimorar a experiência do cliente, pois existem ferramentas que auxiliam a entregar com precisão o que o cliente busca, além da inovação na interação sensorial e criação de um ambiente diferenciado no ponto de venda.

Soluções inovadoras invariavelmente giram em torno de tendências de mercado. Por isso, é fundamental conhecê-las. O uso de tecnologias adequadas pode significar a diferença entre ser líder ou apenas mais um dentro de um cenário como o varejista, em constante mudança.

Ainda continua sendo de extrema importância ter uma boa gestão de toda a experiência dos clientes, desde a primeira vez que visitam seu site ou sua loja física, até o último contato, inclusive com uma comunicação pós-venda.

Muitas são as opções disponíveis para que os empresários do setor varejista apostem na tecnologia para aprimorar seus negócios. Mas, independentemente das iniciativas adotadas, o foco principal das empresas deve ser colocar seus consumidores no centro de suas estratégias. Apenas assim será possível se destacar no mercado.

A consultoria empresarial especializada se torna importante nesse momento de mudanças, com auxílio na tomada de decisões que podem potencializar os resultados dos negócios.

Texto elaborado pela advogada Juliana Clarissa Karing, inscrita na OAB/SC n.º 28.662-B, graduada em Direito pela Universidade Regional de Blumenau-FURB, com especializações em Direito Processual Civil, Direito Tributário e Direito Previdenciário. Atua nas áreas de Direito Público, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor e Direito Previdenciário na Mattos, Mayer, Dalcanale & Advogados Associados.