“Nossos heróis reais, guardiões da justiça”

Foto divulgação.

Por: Palavra do Reitor

04/12/2019 - 09:12

Batman, Super-homem, Homem de Ferro, Homem-aranha e Capitão América. É bem difícil quem não tenha ouvido falar de pelo menos um desses nomes. E não é para menos. Camisetas, filmes, séries e uma infinidade de produtos surfam nessa onda da admiração do público por esses personagens e estão expostos por todos os cantos. Mas afinal, o que explica esse sucesso? Por que gostamos tanto dos heróis?

Tenho um palpite sobre isso: não só gostamos dos heróis, como precisamos deles. Ansiamos por acreditar no que há de melhor em cada um de nós, no que é bom, no que é justo. E é exatamente aí que eu queria chegar,

Estou prestando essa homenagem aos advogados como uma forma de saudar os nossos acadêmicos que estão se preparando para exercer o nobre ofício. Eles nos deram mais um motivo de muito orgulho, pois conquistaram os maiores índices de aprovação no 29º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Os alunos de Joinville obtiveram 40% de aprovação (17,8 % acima do segundo colocado), o melhor resultado entre as instituições de ensino superior da cidade. Em Jaraguá do Sul, o índice foi de 27,59% (115% acima do segundo colocado), também liderando o desempenho no Vale do Itapocu. Em ambas as cidades, ficaram acima da média nacional, que é de 25.08%. As provas ocorreram nos dias 30 de junho (objetiva) e 18 de agosto (prático profissional).

O bom desempenho é reflexo do conteúdo programático. Nossos dedicados professores procuram trazer à sala de aula questões semelhantes às apresentadas nos exames anteriores, sem perder o foco na excelência do ensino e nos conteúdos propostos no curso. Além disso, as disciplinas de Prática Jurídica, desenvolvidas a partir da 6ª fase curricular, proporcionam o contato com as peças processuais, auxiliando no desempenho da 2ª fase do Exame de Ordem, que corresponde à confecção de peça processual.

Esses belos resultados vêm a somar com os reconhecimentos já obtidos. Em Joinville, por exemplo, contamos com o Selo de Qualidade da OAB, distinção que reconhece instituições de educação superior que apresentam elevado padrão no ensino do Direito.

Além do selo da OAB, o curso é conceito 5 no MEC e recebeu 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante, nota máxima da publicação que é respeitada por estudantes de todo o país quando o assunto é avaliação das instituições de ensino. Em sua 28ª edição, o Guia do Estudante 2018 indicou os melhores cursos superiores, com base em avaliação de uma equipe de consultores (professores, coordenadores de cursos, diretores de departamentos e avaliadores do Ministério da Educação) que levou em conta dados como corpo docente, produção científica e avaliações do MEC. O resultado, em forma de estrelas vai de 3 a 5 (bom a excelente).

Nossos cursos de Direito proporcionam uma sólida formação geral, humanística e axiológica, permitindo, assim, que os alunos desenvolvam uma postura reflexiva e visão crítica, indispensáveis para o exercício da ciência do direito.

Além de salas de aula confortáveis, laboratórios de informática e biblioteca com grande acervo, os alunos do curso de Direito contam com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), voltado para o ensino prático e a vivência do direito na realidade social. No NPJ os acadêmicos, com a supervisão de professores orientadores, prestam serviços jurídicos gratuitos para a comunidade carente da comarca Jaraguá do Sul.

Assim, o NPJ cumpre função social relevante ao constituir-se como espaço no qual a população carente encontra voz e amparo na incessante, e às vezes quase inacessível, busca de acesso à almejada justiça.