A otite é uma inflamação em conduto auditivo externo, médio ou interno que acomete cães e gatos com muita frequência. Esta inflamação ocasiona MUITA dor e desconforto, gerando assim os sintomas clássicos como chacoalhar a cabeça e coçar muito a região de orelhas. Nos casos mais graves o paciente pode ficar mais abatido, apático e ainda deixar de comer, devido a dor intensa.

Esta doença é mais comum em cães, principalmente nos que possuem orelhas maiores e caídas ou pendulares e também naqueles com maior quantidade de pelos na região, fazendo com que o conduto fique mais fechado, consequentemente acumulando mais umidade e calor. Este ambiente é favorável para a proliferação de bactérias, fungos e até mesmo alguns tipos de ácaros que poderão desencadear a otite.

Outro ponto importante é que a anatomia do ouvido canino e felino é mais favorável ao acúmulo de microrganismos, uma vez que o canal auditivo possui formato de “L” e isto dificulta a limpeza, proporcionando um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. Vale ressaltar que a presença de determinadas bactérias e fungos no ouvido é natural e esperada, mas algumas alterações imunológicas e outros fatores podem fazer com que esses microrganismos se proliferem e se tornem patogênicos.

Alergias, traumas, tumores, parasitas ou corpos estranhos no ouvido também podem levar ao desenvolvimento do problema.
Para melhor escolha de tratamento é recomendado uma consulta com o médico veterinário, que normalmente faz a otoscopia e, quando necessário, o exame citológico com a coleta da secreção/sujidade nos ouvidos de forma muito simples, com o resultado rápido e claro. Com isto podemos identificar qual microrganismo está causando esta inflamação e assim tratarmos da melhor forma!
Lembre-se seu Cão ou Gato não falam, você precisa interpretar os comportamentos diferentes que eles apresentam e levá-los ao veterinário para que o melhor suporte seja realizado e livrá-los de qualquer desconforto e dor!

Seu Pet! Nossa Amizade!
“Olívia e Luna e os cuidados com seus dentinhos...”

FOTO: divulgação

Assim como nós, nossos pets também precisam escovar os dentes! Mas sabemos que não é uma tarefa nada fácil, pois nem sempre eles permitem uma escovação caprichada... por este motivo, inevitavelmente em algum momento de suas vidas, precisarão passar pela famosa “profilaxia dentária”, popularmente chamada de “limpeza de tártaro”. E foi pensando neste cuidado tão importante com a saúde delas, que a Juliana, mãezinha da Luna e Olivia, procurou o Hospital Veterinário Amizade para promover a limpeza dos dentes destas meninas lindas e especiais! Para garantir maior segurança no procedimento, passaram por exames de sangue e do coração e a partir daí seguiram para a anestesia e limpeza dos dentinhos. O resultado não poderia ser outro: “dentes branquinhos, hálito agradável e boca saudável” – um trio que garante a saúde da Olivia e da Luna! Parabéns para sua família pelos cuidados e prevenção de problemas futuros!

Mande uma foto e nos conte sua história... seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para [email protected] ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela