Assim como nas mulheres, o câncer de mama em cadelas também é um assunto de muita importância e, é por este motivo que neste mês de conscientização, a equipe do Hospital Veterinário Amizade trata com tanta seriedade do OUTUBRO ROSA PET.

Estudos indicam que uma em cada quatro cadelas e gatas podem desenvolver essa doença, por isso é muito importante aprender a identificar os primeiros sinais! Em casa, o tutor pode inspecionar a região das mamas, massageando-as e deve ficar atento a protuberâncias, “carocinhos”, nódulos, inchaços, feridas ou secreções.

Caso note alguma alteração, deverá levar seu pet imediatamente a um médico veterinário de sua confiança. Além disso, mudanças no comportamento da sua cachorrinha ou gatinha, como apatia, falta de apetite, perda de peso ou dificuldade de urinar, podem ser sinais de alerta.

O tumor de mama é mais comum em fêmeas, por conta da produção dos hormônios estrógeno e progesterona e por este motivo, as cadelas castradas são menos propensas a desenvolvê-los, por isso é importante a castração precoce das fêmeas. Vale ressaltar que o risco de câncer de mama aumenta à medida que as cadelas tem novos cios, sendo que 99,5 % das cadelas que são castradas antes do primeiro cio não apresentam este tipo de câncer na idade adulta. No caso de gatas, a prevenção também segue altas taxas. O tema “com qualidade castrar” ainda é bem polêmico, por isso, a decisão deve ser tomada caso a caso, pelo médico veterinário em conjunto ao tutor.

Dos dias 10 a 31 de outubro acontece o OUTUBRO ROSA PET em toda a rede de Hospitais Veterinários Santa Vida, incluindo o Hospital Veterinário Amizade, em Jaraguá do Sul. Neste período, condições especiais estão sendo ofertadas para as castrações e exames preventivos ao câncer de mama. Quer saber mais? Entre em contato através do whats (47) 99274-6781e agende um horário com os médicos veterinário do HOSPITAL AMIZADE!

 

Seu Pet! Nossa Amizade!
“Meg – um exemplo de superação...”
No mês do OUTUBRO ROSA PET, nada melhor que falar da história de superação e força da nossa “aumiguinha” Meg!!! Esta simpática cadelinha, com 10 anos de idade, passou por alguns perrengues desde pequena, contraiu uma severa doença que deixou algumas sequelas e foi graças ao grande empenho e dedicação de seus pais humanos que sobreviveu a “cinomose” quando filhote. Por conta disso, Meg sempre foi muito frágil e sempre foi tratada como o bebê da casa! Recentemente, seus tutores perceberam pequenos “carocinhos” quando massageavam sua barriguinha em casa e, como são muito cuidadosos, levaram-na prontamente para uma consulta com sua veterinária pediatra, ops, agora geriatra, a Dra Daniela. Prontamente foram alertados sobre os possíveis riscos de câncer de mama e, por conta disto, passou por cirurgia de castração e de mastectomia (retirada de cadeia mamária). Foi mais uma superação... a senhorinha Meg, apesar de frágil, passou muito bem pela cirurgia e pelo pós-operatório e continua desfrutando do amor e carinho dos seus pais Silvana e Gilmar! Firme e forte para muitos e muitos anos de vida pela frente!!!

 

FOTO: divulgação

Mande uma foto e nos conte sua história... seu Pet ficará famoso por um dia! Envie para [email protected] ou através do whats (47) 999926524 – A/C Dra. Daniela