“A educação, o professor e os alunos”

Foto divulgação

Por: Colégios Marista - São Luis

19/10/2021 - 11:10 - Atualizada em: 19/10/2021 - 11:35

Escola é uma instituição que visa favorecer o processo de ensino e aprendizagem, ofertando o desenvolvimento dos indivíduos de modo geral. Estar na escola é participar de um tempo de aprendizagem, tendo contato com colegas, com recursos pedagógicos, com professores, consigo mesmo e é claro, com o ócio, o ócio criativo.

Nesse espaço de ensino e aprendizagem, o professor é um mediador, ou seja, um articulador importantíssimo. É ele quem vai propor ações de engajamento dos educandos para com a sociedade, buscando melhorias e intervenções necessárias para ela a partir da realidade do seu aluno e comunidade.

As relações dialógicas entre docentes e alunos são constantes, necessárias e muito importantes, pois é pela troca entre os pares que se oportuniza uma educação boa e interessante para todos, afinal, visa-se o bem-estar coletivo. Assim, é imprescindível que todos os discentes possam se expressar com segurança e de modo democrático, tendo suas vivências e conhecimentos acolhidos.

A escola busca pelo bem comum. Deste modo, o professor, a partir do currículo e dos interesses do grupo, determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.

É neste caminho que a educação transformadora tem a proposta de ir além do sistema, trazendo o aluno ao protagonismo e à responsabilidade da sua educação. Assim, o ensinar vai além da transmissão de conteúdo, pois contribui significativamente para a formação de cidadãos que usam os conhecimentos adquiridos na escola com o objetivo de entender e transformar a sua realidade.

Mas e a escola inclusiva nesse processo? Atendendo às leis nacionais e políticas de educação, a escola deve ser um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva. Ou seja, deve matricular todos os alunos, sem distinções, e oferecer condições estruturais e didático-pedagógicas para todos. Porém, escola inclusiva é mais, muito mais que cumprir políticas e leis. Escola inclusiva é aquela que oferta espaço para todos, favorecendo a diversidade na medida em que visa acolher as diferenças.

Escola inclusiva ensina por meio de vivências o real valor do respeito, esse que trará desenvolvimento não apenas para os alunos de inclusão, mas para todos que compõe o espaço escolar. Escola viva, escola inclusiva, escola acolhedora, escola transformadora, escola que desenvolve, escola!

Pedagoga Renatha de Paula – Docente de Atendimento Educacional Especializado do Colégio Marista São Luis