Tecnologia x comunidade: investir no futuro com sabedoria

Por: Palavra do Reitor

08/03/2023 - 09:03 - Atualizada em: 08/03/2023 - 11:20

 

A tecnologia é um tema que está cada vez mais frequente na nossa vida cotidiana, não apenas na forma de conversas ou possibilidades, mas como algo concreto que vem trazendo melhorias significativas em diversas necessidades da sociedade.

Temas como comunicação online, 5G, inteligência artificial, machine learning, visão computacional, robotização, mobilidade elétrica, internet das coisas, e-learning e tantos outros, já são realidade e expandem nossos horizontes a cada dia.

Se voltarmos a um passado de 20 anos atrás, lembraremos que um dos grandes avanços foi a internet banda larga, substituindo gradativamente a internet discada. O que isso trouxe? Chamo de possibilidades!

Avançamos em sistemas computacionais conectados e nos anos mais recentes, armazenamento e processamento em nuvem. Imagine as novas possibilidades com a chegada da rede 5G na nossa Jaraguá do Sul. O que podemos esperar é que teremos ainda mais avanços em IOT, automação industrial, realidade aumentada e até na área da saúde, com cirurgias por intermédio de robôs, bem como dispositivos conectados para monitoramento remoto de indicadores de saúde.

Nós, da Católica de Santa Catarina, uma instituição comunitária e sem fins lucrativos, integrante do sistema ACAFE, buscamos participar desse processo de evolução tecnológica de maneira ativa e permanente. Para isso, olhamos com uma visão holística para a nossa comunidade e buscamos entender quais as maiores necessidades e como podemos contribuir com o desenvolvimento regional.

Nesse sentido, nossa principal missão está na esfera educacional, pois a partir de processos educacionais que tem como objetivo a excelência de aprendizagem e ao mesmo tempo a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade, é que auxiliamos nas transformações do contexto econômico, social e ambiental de Jaraguá do Sul e região.

Cursos de graduação como Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursos de especialização como Big Data e Data Science, Computação para Metaverso e Projeto e Desenvolvimento de Jogos Digitais estão entre os mais procurados nos últimos anos, já que a demanda de profissionais e soluções na área tecnológica é grande.

Não obstante, em 2022 participamos de um programa financiado pela FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, no qual tivemos mais de 200 matriculados para um curso oferecido de forma gratuita para preparar pessoas para serem desenvolvedores de TI.

Obviamente, nem tudo termina puramente no desenvolvimento de sistemas. Áreas como as Engenharias e Saúde são parceiras diretas para a criação de soluções. Cursos da área de Negócios ajudam a criar modelos empresariais sustentáveis, Direito auxilia em diversas frentes, incluindo a proteção de propriedade intelectual e é claro, Design contribuindo de maneira holística com metodologias de projetos, usabilidade e estética.

Se você pensa em se aprofundar nesse mundo, temos diversos cursos de graduação e de pós-graduação aqui na Católica de Santa Catarina que podem te ajudar. Para finalizar, o que posso dizer é que a tecnologia já está presente na nossa vida e a cada dia, nos entregará novas alternativas para as demandas do mundo moderno.