“Renovar, mudar, evoluir”

Cleiton Vaz - Reitor do Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Por: Palavra do Reitor

13/10/2021 - 11:10 - Atualizada em: 13/10/2021 - 11:28

Startup, Spin-off, Pitch, MVP e tantos outros termos que ouvimos no cotidiano têm relação com um tema principal: inovação. Imagino que muitos que estão lendo esse breve artigo já tiveram contato com essas e muitas outras palavras. Várias das empresas que nascem em instituições de ensino superior e incubadoras são potencializadas em centros de inovação e parques tecnológicos por intermédio de formações, aceleração, contato com novas tecnologias e oportunidades de negócios.

Imagino que até esse ponto já tenha vindo à sua mente o Vale do Silício, nos Estados Unidos, local que contempla um enorme contingente de empresas consideradas inovadoras, como as gigantes da internet, mas garanto que temos excelentes exemplos na nossa região. Em Jaraguá do Sul, você já deve ter ouvido falar ou até visitou o Novale HUB, nosso Centro de Inovação, no qual com muito orgulho represento a Católica de Santa Catarina em seu Conselho de Administração. Se você ainda não conhece esse local onde se vive a inovação continuamente, recomendo uma visita.

Aqui na Católica, a inovação é incentivada de forma sistêmica como parte da formação dos nossos estudantes, oportunizando a participação em bootcamps, hackathons, equipe de robótica e projetos de pesquisa científica e extensão. Além disso, ofertamos qualificação a nível de pós-graduação com o MBI – Master Business Innovation.

O MBI conta com aulas on-line, nas quais é possível interagir com o professor, tirar dúvidas e participar em tempo real. A especialização é voltada aos que desejam ser protagonistas de mudança, seja criando negócios inovadores, inovando nos negócios em que já atuam ou mesmo trabalhando como agentes ativadores de inovação em seus ecossistemas. A inovação exige um novo profissional, com uma formação que faça a ponte entre a criatividade, a capacidade de operacionalização e as demandas o mercado, para que então possa demonstrar sua competência e agregar ao desenvolvimento econômico local e nacional. Os alunos do curso são encorajados a serem criativos, capazes de desenvolver a criatividade útil, atuar à frente da mudança, sempre com visão de negócio.

Mas será que inovação se refere apenas a empresas completamente novas? Definitivamente não. Inovar é regra para os dias atuais, independentemente do tipo de negócio. Quando me refiro a inovar, não significa necessariamente criar um produto disruptivo, pois a inovação, na grande maioria das vezes, é incremental. Você pode começar agora mesmo fazendo mudanças em processos, produtos, serviços, gestão e tudo mais que possa ser pensado para atender melhor às necessidades dos clientes, melhorar a produtividade, reduzir custos, etc.

Se resgatarmos a etimologia da palavra inovar, veremos que ela vem do latim innovare, com o significado de renovar, mudar. Podemos pensar no sentido amplo de trazer à tona algo que não existia, ou de dar um novo sentido àquilo que já existia. Quantas vezes nos deparamos com a necessidade de mudar algo na empresa da qual fazemos parte? O ato de inovar pode ocorrer por intermédio de um arsenal de ferramentas partindo do Design Thinking até a execução com metodologias ágeis como o SCRUM, todavia depende fundamentalmente de pró-atividade e atitude empreendedora. Inconformismo com o status quo!

Quanto tempo seu produto ou serviço levará para ser substituído por algum melhor ofertado pela concorrência, caso você não faça nada de novo? Sem dúvida, é questão de tempo! Então, faço um convite: que tal você mesmo promover melhorias e continuar inovando, ou seja, que o substituto do seu produto ou serviço venha da sua própria iniciativa? Busque conhecimento e aplique sem medo de errar, mas, se errar, tenha em mente corrigir rápido. Lembre da máxima “fail fast, learn faster”, ou seja, falhe rápido, aprenda mais rápido ainda.

Palavra do reitor Cleiton Vaz Católica SC

www.catolicasc.org.br Tel.: 0800-600-0005