Católica SC tem responsabilidade social, ajudando a comunidade através de projetos e ações

Foto: divulgação

Por: Palavra do Reitor

23/11/2022 - 09:11 - Atualizada em: 23/11/2022 - 09:55

Na Católica SC, estamos sempre pensando no próximo e em como ajudar as pessoas em nossa volta. Na instituição, formamos novos profissionais e é de extrema importância ensinarmos os acadêmicos a se envolverem com a comunidade, seja por projetos voluntários ou de extensão. Dessa forma, dá-se a oportunidade de, além de levar adiante o que aprendeu em sala de aula, incluir na sua formação experiências solidárias e cidadãs que dão outra visão de mundo a cada um deles.

Um grande exemplo é o projeto comunitário, que foi implantado na Católica SC em 2010, regulamentado pela Resolução 14/2010 do Conselho Universitário (CONSUNI). Esse é um componente obrigatório do currículo acadêmico. São 30 horas dedicadas ao projeto, em que são trabalhados planos de ações aprovados pelo Núcleo de Projetos Comunitários (vinculado à Pró-reitora Acadêmica).

Também, em meio ao isolamento social, buscamos formas de retribuir a confiança e o carinho depositado em nós. Assim, criamos o Programa Equilibre-se, para nos aproximarmos ainda mais dos estudantes e colaboradores, entendendo suas necessidades e oferecendo apoio jurídico, financeiro, social e psicológico, com a disponibilização de até oito sessões para cada tema.

Promovemos também o reforço de matemática, projeto que atende as crianças do 6º ao 9º ano que moram nas proximidades da Católica, supervisionado pelos professores Mirian e Jaisson. A Escola de Educação Básica Julius Karsten é parceira nessa ação, juntamente com os voluntários da WEG e outras empresas da região. Os alunos da Católica e voluntários atendem de maneira personalizada, grupos de estudantes ou de forma individual, reforçando os conteúdos de matemática que elas viram naquela semana em sua escola. Os encontros ocorrem aos sábados de manhã das 8h30 às 11h, quinzenalmente.

Outra pauta que queremos sempre evidenciar é a Inclusão Digital, e nesse projeto atendemos o público idoso, os quais aprendem a usar o computador, conhecem as tecnologias e são inseridos nesse meio digital. Os alunos da Católica monitoram um idoso e seguem a apostila de informática, como também atendem dúvidas particulares. São 8 encontros que ocorrem aos sábados de manhã.

Na unidade de Joinville, exclusivamente, contamos com o projeto Imigrante Cidadão, que tem por objetivo ofertar aulas de língua portuguesa para os estrangeiros que escolhem o Brasil para viver, temporária ou definitivamente e, assim, proporcionar condições mínimas para que consigam falar, ler e escrever em português. Dessa forma, eles podem se integrar de maneira mais efetiva na comunidade e ter melhores condições de sobrevivência com o novo idioma. Nesse projeto os encontros ocorrem aos sábados à tarde. Além disso, os alunos da Católica também auxiliam com alimentação e recreação para os filhos menores de idade dos imigrantes, os quais acompanham os pais nos encontros.

Já no projeto Kit da solidariedade, os alunos da Católica, arrecadam com seus amigos, familiares e conhecidos, mantimentos para a comunidade vulnerável. Alimentos, material de higiene pessoal e limpeza, itens de maternidade, entre outros, são destinados às famílias carentes e também às instituições parceiras que não recebem auxílio, mas que atendem mulheres que sofreram violência doméstica, homens em situação de vício (drogas), por exemplo.

Além dessa causa, nessa ação também é feita a arrecadação de ração, que são destinadas às ONGS que protegem animais abandonados. Juntamente à essa ação, também são feitas arrecadações voltadas às crianças carentes e/ou de abrigos, sendo alimentos, guloseimas, material escolar, entre outros.

Pensando no meio ambiente, e em formas de evitar a poluição, também motivamos diariamente os acadêmicos e a comunidade a participar do projeto Lacre Solidário e Tampinha Solidária. Essa ação visa arrecadar os lacres e tampinhas, os quais são destinados para a confecção de cadeiras de rodas e fraldas. Além de ter um propósito muito forte, já que o resultado positivo se reflete em equipamentos que atendem os hospitais, também reflete a importância de fomentar atitudes responsáveis que devemos ter em relação ao destino do lixo que produzimos.

Seguindo nesse mesmo contexto, e por fim, também temos o projeto Arrecadação de garrafa PET, que por meio da solicitação de uma de nossas parceiras, o Rotaract, desenvolvemos ações sustentáveis em prol do meio ambiente.

A Católica SC mantém uma grande relação com a comunidade e se compromete com o meio social. Acreditamos que a cidadania, solidariedade e responsabilidade social devem ser inerentes a todo o processo de ensino. Enquanto nossos acadêmicos contribuem com a comunidade, eles desenvolvem sua formação humana e despertam para o compromisso de fazer uma sociedade melhor.