Reflexos inevitáveis – Claudio Prisco Paraíso

Foto: Divulgação

Por: Claudio Prisco Paraíso

15/03/2023 - 07:03

Nos últimos dias, temos feito apreciações sobre alguns cenários com vistas ao pleito municipal do ano que vem.O governador Jorginho Mello não descuida da agenda administrativa, mas paralelamente articula a toda velocidade.De alguma maneira, os reflexos da Operação Mensageiro também podem beneficiar aliados do governador em cidades importantes como Tubarão e Lages. Os prefeitos Joares Ponticelli (PP) e Antônio Ceron (PSD) foram alcançados. O primeiro segue detido e o segundo, cumprindo prisão domiciliar.Na Cidade Azul, o nome mais forte agora é o do deputado e secretário da Casa Civil, Estener Soratto Jr. Em Lages, a também deputada e secretária (Saúde) Carmen Zanotto está com a faca e o queijo nas mãos. Provavelmente poderá ser candidata em dobradinha com outro deputado, só que estadual, caso de Lucas Neves (Podemos). Carmen é deputada federal.

Voando alto

Em 2026, Carmen Zanotto pode concorrer a vice na reeleição de Jorginho, abrindo caminho para Neves assumir a prefeitura.Aí já haveria meio caminho andando em duas cidades importantes, que estão entre os 12 maiores colégios eleitorais do estado.

Quarteto a favor

Além da Operação Mensageiro, Jorginho tem a máquina estadual, o PL e o bolsonarismo que lhe assegurou a eleição com 70% dos votos.

Duas dezenas

No total, são 20 mandatos conquistados em outubro do ano passado, contando-se os 11 deputados estaduais, os seis federais, mais o senador, a vice e o governador.

Lambuja

De quebra, Ivete Appel da Silveira virou senadora. É filiada ao MDB, mas segue a cartilha do governador. Naturalmente.

Joinville

Isso pode ser uma mola propulsora para que o MDB esteja com o PL em 2026. Inclusive já se faz projeções e conjecturas de uma chapa majoritária. Representando a região Norte e o MDB, até para contrabalançar uma eventual candidatura do prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Novo, há dois nomes mapeados.

Dupla

Os dois de Jaraguá do Sul com potencial para disputar o Senado: deputado federal reeleito e presidente do MDB-SC, Carlos Chiodini, e o ex-prefeito e deputado estadual, Antídio Lunelli.Na outra ponta, dois prefeitos cotados também. Clésio Salvaro, de Criciúma, e Mário Hildebrandt, de Blumenau, ambos reeleitos.

Federados

Vai depender, evidentemente, dos partidos onde Clésio e Mario estiverem abrigados. Salvaro é tucano e Hildebrandt é filiado ao Podemos.

Quarteto

Muito provavelmente estarão em outra sigla, ou até mesmo dividindo o mesmo endereço partidário caso se amplie a federação que hoje existe entre Cidadania e PSDB com a entrada do Podemos. Se fala até no MDB completando um quarteto federado.

A mil

A política é dinâmica e os líderes vivem de articulações, ainda que muito preliminares, mas as projeções estão ocorrendo com vistas aos dois próximos pleitos.

Geografia

Jorginho é do Oeste; Carmen da Serra; entre os dois nomes do Norte, a escolha de um deles; um do Vale e outro do Sul fecharia o Estado geograficamente falando.