Zeitgeist

Por: Carol Rafaelle

13/07/2021 - 11:07

Nome de um filme de 2007 e de música de uma banda de heavy metal, esse nome esquisito aí em cima tem um grande valor e significado para gente mesmo que você não conheça. Calma, vou explicar. Zeitgeist é um termo alemão que significa “espírito do tempo” e ajuda a compreender quais os elementos culturais e intelectuais de um determinado momento.

Mas para você compreender um pouco melhor, vou lhe fazer uma pergunta: qual é a primeira coisa que você imagina quando citamos os anos 80?

Acredito que as primeiras imagens que vem na cabeça sejam as músicas disco, roupas extravagantes, cabelos volumosos, maquiagem colorida, a ascensão do glam e a nova forma onda de conservadorismo e individualismo em reação à contracultura. Competitividade e boa imagem foram os valores da década, no trabalho e em todos os sentidos. No entanto, quando nos referimos aos anos 40, por exemplo, a ideia é outra: a nacionalização em alta (principalmente na Alemanha nazista), estética militar e a reinvenção da moda e design em um período de escassez fez com que tudo fosse pensado e desenhado para ser o mais funcional possível. Portanto, formas geométricas, vestidos e saias mais curtos, cores sóbrias e caps militares são mais coerentes para a época. Enfim, tudo isso faz parte de elementos culturais que retratam a percepção do homem sobre um determinado período.

Até o século XIX esse elementos culturais e intelectuais demoravam para se modificar, na Idade Média, precisava mais de um século para as roupas sofrerem alguma alteração ou melhoria. Já a literatura medieval permaneceu consolidada durante todo o período. Contudo, esse tempo diminuiu consideravelmente com a chegada da Segunda Revolução Industrial (entre o século XIX e XX) e o boom tecnológico, portando, a partir daí, separamos essas demarcações por décadas.

As gerações, contadas a partir dos Baby Boomers (pós-guerra), também tem um importante valor nisso, pois cada novo grupo de descendentes vive uma realidade completamente diferente conforme a cultura, sociedade, economia e política passada no qual resulta um novo mundo com novas perspectivas e formas de viver. Para quem se interessa sobre o assunto, vale muito a pena assistir o vídeo da Box1824 “All Work and All Play” no YouTube (está legendado, então se você não fala inglês não terá problemas).

Esse espírito do tempo vai encurtando cada vez mais e logo não precisará mais de 10 anos para que tudo se modifique e possamos dar um novo significado àquele momento. Dizem que não é possível identificar como é o Zeitgeist enquanto ele está acontecendo e como ele será descrito daqui a alguns anos. Se isso é verdade, não posso lhe dizer.

Mas quero deixar uma única provocação: como você acredita que seremos lembrados daqui a 50 anos?