“Pilates para o fortalecimento da coluna”

Foto Piero Ragazzi

Por: Bruno Francisconi

04/11/2019 - 16:11 - Atualizada em: 04/11/2019 - 16:56

Quando pensamos em tratamento da coluna vertebral, o Pilates é uma ferramenta fundamental na fase final do tratamento. Um dos motivos de dores na coluna é a instabilidade vertebral, que é a fraqueza da musculatura estabilizadora da nossa coluna, muitos fatores contribuem para esse enfraquecimento e a hérnia de disco é um deles.

Quando temos essa musculatura forte, é ela quem faz com que os movimentos da coluna aconteçam de forma “segura” (estável). Quando pensamos em rodar o tronco para o lado, por exemplo, antes do movimento acontecer essa musculatura contrai e estabiliza as vértebras para que o movimento aconteça.

Quando temos fraqueza desse músculo, perdemos a capacidade dessa contração antecipada e o movimento acontece instável (movimentando-se a mais do que deveria), por isso muitas pessoas que tem hérnia de disco relatam travar a coluna em um movimento simples, como colocar uma meia ou até mesmo rodando o corpo para pegar um copo na mesa.

Alguns estudos nos mostram que quando tratamos pessoas que possuem essa instabilidade vertebral sem fazer o fortalecimento dos estabilizadores da coluna, a recidiva de dor acontece dentro de 12 meses.

E quando trabalhamos a estabilização segmentar vertebral, esse período aumenta para 33 meses.

Pensando em conseguir abranger ainda mais o tratamento dos nossos pacientes, inauguramos recentemente nosso próprio estúdio de pilates, completo, espaçoso e novinho em folha.

O Pilates que iremos aplicar na Smart Fisio – ITC Vertebral será totalmente focado na reabilitação da coluna, fazendo com que o tratamento desse paciente seja ainda mais completo, eficaz e duradouro, atendendo desde casos simples, como uma simples dor na lombar que sentimos no fim do dia após o trabalho, até casos mais graves como pós-cirúrgico de hérnia de disco.

Assim poderemos trabalhar no paciente, além do fortalecimento da coluna, o ganho de mobilidade articular global do corpo, diminuindo as compensações da coluna por falta de mobilidade de outras articulações, alongamento muscular e consciência corporal.

Isso irá ajudar o paciente no dia a dia, não apenas a parar de sentir dor, mas principalmente não voltar a senti-las novamente.

Venha nos fazer uma visita, agende sua aula experimental e dê início a uma vida melhor, com mais disposição, e o mais importante: uma vida sem dor na coluna.

Lembrando que estamos em um novo endereço, na Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro de Jaraguá do Sul, em frente a creche Corujinha.

Smart Fisio – ITC Vertebral

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.
Redes sociais: Facebook | Instagram