“O uso do McKenzie no tratamento da coluna”

Por: Bruno Francisconi

21/02/2019 - 11:02

O McKenzie é um método de diagnóstico e terapia mecânica. Um tratamento para ser eficaz tem que começar por uma avaliação muito bem-feita, e esse método nos proporciona isso. Com ele, podemos avaliar se essa dor que atinge o paciente é de origem mecânica ou não.

Basicamente, o método ajuda o terapeuta a ter 100% de certeza se pode ou não auxiliar esse paciente, e se o caso é tratável ou o melhor a fazer é encaminhá-lo para um profissional adequado.

Mas, afinal, o que é dor mecânica e dor química? A dor mecânica se origina de uma falta de movimentação da articulação da coluna, seja ela por uma obstrução da articulação ou aderência de uma cicatriz.

Essa dor vem acompanhada da diminuição de um ou mais movimentos da coluna, fraqueza, formigamento, dormência ou dor em um dos membros (em caso da lombar para as pernas e cervical para os braços), que melhora com um exercício em específico, por exemplo, a extensão lombar.

Ao fazer o exercício, o paciente tem que sentir diminuição dos sintomas, aumento da força e da amplitude de movimento da coluna. Um fenômeno também visto com esse tratamento é a centralização da dor, por exemplo, o paciente refere dor na coluna que desce pela parte de trás da coxa até a panturrilha e, após algumas repetições do exercício, a dor muda de lugar.

Agora, ela parte da coluna até a posterior da coxa, isso é a dor centralizando. Uma das intenções do tratamento é fazer com que essa dor fique o mais próximo possível da coluna para que aí sim ela possa ser abolida.

Outro fenômeno também encontrado é a perfilização, que nada mais é do que o processo contrário da centralização. É quando a dor que estava na coluna até a coxa, após a realização de um exercício, desce ainda mais pela perna, indo até a panturrilha.

Porém, isso não indica algo ruim, pois na grande maioria das vezes, quando uma atividade física gera a perfilização, basta um exercício no sentindo contrário do proposto anteriormente para levar à centralização.

Nesse caso, nós conseguimos e devemos tratar o paciente. Agora, quando a dor é irradiada bilateral abaixo do joelho, dor em cela (parte interna das duas coxas indo para a virilha) ou nada do que o terapeuta faz é capaz de melhorar os sintomas, tudo piora.

Uma avaliação com sintomas inconsistentes ou histórico de quedas, acidentes ou até mesmo câncer deve ser feita, pois há possibilidade de que esse paciente não deva ser atendido e sim encaminhado a um especialista.

Assim, o McKenzie nos ajuda para que o tratamento seja mais assertivo, para que caso o paciente venha com algum sintoma de bandeira vermelha (paciente que não devem ser tratados), possamos encaminhar a um especialista adequado e ajudá-lo a encontrar o tratamento adequado para o seu problema.

Se você está sofrendo de dor na coluna cervical ou lombar e ela está te causando irradiação, dormência e/ou fraqueza, agende uma avaliação. Nós podemos te ajudar a encontrar um tratamento realmente eficaz para o seu problema.

Contato: (47) 3017-8545
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schulzen, 194 – Centro, Jaraguá do Sul