“Vamos falar de cuidados com os olhos dos nossos amiguinhos pet?”

Foto divulgação

Por: Bicho Urbano

29/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 29/07/2021 - 09:29

Algumas raças de cães e gatos são mais predispostas a problemas nos olhos, por isso é importante ficar atento e criar uma rotina de inspecionar os olhos dos pets todos os dias e notar quando algo não está bem. É natural que olhos saudáveis produzam secreções, elas fazem parte do sistema de defesa ocular contra injurias e infecções (chamamos popularmente de “remelinhas”), e se acumuladas necessitam de limpezas rotineiras.

Para os animais de pelo longo orientamos a realizar tosa na região dos olhos ou manter o pelo sempre penteado de modo que permita a limpeza e observação dos olhos.

A limpeza de secreções oculares deve ser feita apenas com solução fisiológica e a remoção de sujidades de pálpebras externamente com o auxílio de gaze ou algodão. Evite a utilização de chás, água com açúcar, água boricada ou colírios sem a prescrição de um médico veterinário.

Quando a secreção no olho do seu pet não é normal?

Conhecer os tipos de secreção pode auxiliar o tutor a saber quando deve procurar um médico veterinário, por isso fique atento a essas dicas:

Secreções de cor amarelada ou esverdeada, de consistência mais grosseira ou densa é provável que seja uma secreção mucosa ou mucopurulenta que pode indicar infecções ou inflamações mais importantes como: ulceras de córnea, a doença do “olho seco” ou conjuntivites.

Secreção transparente recorrente, como se fosse uma “aguinha” mais abundante, pode ser um indicativo de algumas patologias como entrópio, ectrópio, úlceras de córnea, uveítes, etc.

É importante estar atento a qualquer alteração ocular no seu pet e, quando detectado algo diferente, é necessário levar o seu animal ao médico veterinário para uma avaliação adequada. Costumamos dizer que os “olhos não esperam”, pois algumas doenças precisam de rápido diagnóstico e tratamento para se evitar danos irreversíveis a visão.

Na Bicho Urbano você encontra atendimento veterinário especializado em oftalmologia, com equipamentos diferenciados, o que proporciona uma adequada avaliação, diagnóstico e tratamento correto.

Juliana Bernardo Fischer – CMRV 4564 – Médica Veterinária Especializada em Oftalmologia

Juliana Bernardo Fischer – Médica Veterinária Especializada em Oftalmologia