“Quando trocar as velas do seu veículo?”

Foto Divulgação

Por: Mecânica Baumann

17/10/2019 - 12:10

As velas de ignição estão entre os principais itens que contribuem para o funcionamento de um carro. Elas são as responsáveis pela faísca que ocorre dentro da câmara de combustão, que explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo, fazendo com que o veículo comece a rodar.

Por serem tão importantes para o bom funcionamento do carro e trabalharem em condições extremas é preciso ficar sempre de olha na situação de preservação das velas. Quando desgastadas, elas podem causar problemas como: dificuldades na hora de dar a partida, desempenho abaixo do esperado, a marcha lenta pode ficar desregulada e o consumo de combustível poderá ser muito maior.

Além disso, quando as velas não estão funcionando corretamente, outras peças do carro também podem começar a apresentar defeito, tornando um único problema em vários outros. É aí que muitas pessoas acabam gastando muito mais do que o esperado, tendo que fazer a manutenção de diversas peças ao invés de somente as velas. Por isso, fazer visitas periódicas ao seu mecânico de confiança é a melhor forma de cuidar bem do seu veículo.

Nós da Mecânica Baumann temos uma equipe especializada em automóveis, e damos atenção especial para cada detalhe dos veículos que chegam até nós. Além disso, nossa equipe está preparada para responder a todas as dúvidas sobre a parte mecânica. É sempre muito importante que cada motorista conheça um pouco do assunto, fazendo, assim, a preservação correta do mesmo.

Recomendamos que o motorista faça verificação das velas a cada 10 mil quilômetros rodados, aproximadamente – o equivalente a ir de Jaraguá do Sul até a capital de Roraima (Boa Vista) e voltar.

O período de troca das peças pode variar de carro para carro, mas geralmente não passa de 20 mil ou 40 mil quilômetros. O ideal é sempre verificar o manual do proprietário de cara veículo para ver qual o intervalo recomendado para a substituição das velas.

Mas preste atenção nas velas ao longo do tempo, porque a aparência da peça pode indicar muito sobre o momento em que devem ser substituídas. Se a vela estiver com tonalidade amarelada, acinzentada ou em tons de marrom, é sinal de que ela está no fim de sua vida útil e precisa ser trocada o quanto antes.

Mecânica Baumann

Endereço: Rua Prefeito José Bauer, 826, bairro Rau, em Jaraguá do Sul

Contato: (47) 3273-5605