O leitor ou a leitora podem achar que errei na grafia do termo “antão”, mas está corretíssima. Tem a ver com “tempos passados, antigos”. Pois, nos tempos de campanha eleitoral na base só do santinho, boca-a-boca, sola de sapato e etc., portanto de antanho, as coisas eram mais difíceis de se contradizer. Nos dias atuais e com o viés de modernidade, internet, informação ao toque de um dedo, a mentira ganhou pernas curtíssimas, assim como a desinformação. Se outrora, a comunicação foi fator determinante para o convencimento do eleitorado, agora mais ainda. Acontece que os candidatos (senão todos, a grande maioria), acham que o marketing/comunicação é coisa fácil e que pode ser feito por qualquer um. Não! Não pode! E o motivo é muitos simples: com a quantidade de notícias que recebemos ou acessamos via internet, o erro é descoberto imediatamente e contestado.

EXEMPLO

Em recente programa eleitoral gratuito, o candidato Décio Lima do PT citou que a atual administração federal possui “a maior taxa de inflação dos últimos tempos e governos”. Deve ter lido o texto produzido por alguém ou cunhou de próprio punho. Se leu deveria ter corrigido o autor. Se escreveu deveria ter tido o cuidado de ler mais e se lembrar da internet. A inflação brasileira é uma das menores do mundo. A bem da verdade, o nosso caso é de deflação, ou seja, menor do que o previsto. As redes sociais não perdoam e já trataram de apontar a lambança. No afã de conquistar votos, a inverdade não é o melhor caminho.

VIOLÊNCIA

Ainda sobre campanha eleitoral: as divergências tomaram proporções de extremada violência. A Polícia de São Paulo está investigando um suposto atentado sofrido pelo candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) na última segunda-feira. A Van que transportava o candidato foi alvejada! Por sorte o veículo é blindado. Houve troca de tiros com a Polícia e pelo menos um bandido foi baleado. O episódio nos permite ilações:
- A promessa de Tarcísio de endurecimento no trato com a bandidagem, apoiando as ações das Polícias Civil e Militar, incomodou a bandidagem.
- Há de fato uma relação entre PT e o crime organizado (fala-se em PCC – Primeiro Comando da Capital), Marcola que teria declarado voto e apoio à Lula e o suposto atentado foi uma reação dos criminosos.
- A campanha de Tarcísio está incomodando muito, principalmente, os criminosos.
- Sacramentaram a vitória de Tarcísio.

DEZ MANDAMENTOS

Pretendia falar sobre os 10 mandamentos do Comunismo, também conhecido como “Decálogo de Lenin”, mas vou deixar para amanhã. A semelhança com acontecimentos dos diais atuais, no mínimo, é assustadora. Tratarei de cada um deles e a maioria (senão todos) me darão razão. Obviamente que o texto vem sendo colocado em prática. Os 10 mandamentos Bíblicos foram trocados.