“Voto do eleitor em 2020 foi focado no pragmatismo”

As eleições deste ano, não foram só diferentes na data, alterada por causa da pandemia do novo coronavírus, mas também na escolha dos gestores.

Acabaram ganhando a confiança da população aqueles que já têm uma bagagem na administração pública e por terem apresentado propostas dentro do que a maioria da população espera.

Por isso é que tivemos três prefeitos reeleitos: Antídio Lunelli (MDB-Jaraguá), Luís Chiodini (PP-Guaramirim) e Sésar Tassi (MDB-Massaranduba) e outros dois que retornam às prefeituras depois de terem sido gestores municipais: Luiz Tamanini (MDB-Corupá) e Felipe Voigt (MDB-Schroeder).

Na opinião do doutor em Ciência Política e professor na Católica SC em Joinville e Jaraguá, Jeison Giovani Heiler, nesta eleição municipal, o eleitor não estava tão preocupado com os partidos e com as questões que polarizam tanto a política nacional.

“Isso até influencia, mas há aqueles elementos em que o eleitor tem um olhar diferenciado. Ele se preocupa mais com as questões pragmáticas e concretas do dia a dia, da sua vida… se tem asfalto, se há vagas nas creches, se há fila para conseguir uma consulta no posto de saúde, se tem parques e áreas de lazer, por exemplo”, destaca.

Segundo Heiler, foram justo estas preocupações com as questões práticas do dia a dia do cidadão, e ainda sob a influência de uma pandemia, que levou a maioria dos eleitores a reeleger prefeitos e eleger aqueles que já vieram com uma experiência anterior.

A questão do MDB ter eleitos quatro dos cinco prefeitos da região de Jaraguá também é exemplificado pelo cientista política. “O MDB realizou uma eleição bem articulada, foi bem organizado e com maior êxito na região de Jaraguá do Sul. A exceção foi Joinville em que o prefeito Udo Döhler depois de dois mandatos teve uma rejeição muito forte”, acrescenta.

De acordo com Heiler, o MDB tem uma boa estruturação na microrregião, fez coligações com um grupo de partidos que inibe a presença da oposição e isso ajudou os prefeitos da sigla a se elegeram.

Este fato também ocorreu em outras cidades do Estado, conforme a Coluna apontou ontem em que dos 295 municípios catarinenses o MDB elegeu prefeitos em 96, tendo feito 67 vices também.

Congratulações

Antídio Lunelli (MDB) recebeu na segunda-feira (16) ligações do governador afastado Carlos Moisés (PSL) e do presidente da Assembleia Legislativa de SC Julio Garcia (PSD) que o cumprimentaram pela reeleição em Jaraguá do Sul. Este reconhecimento de autoridades estaduais ao prefeito jaraguaense demonstra o quanto Antídio e o município são considerados na Capital do Estado.

Estado

O que mais se fala tanto em Jaraguá do Sul, quanto na imprensa estadual, é o desempenho de Antídio Lunelli como gestor público demonstrado nos mais de 70% dos votos que recebeu no domingo (15). E as eleições para governador logo estão por aí…

Luto em Schroeder

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck (PSDB) decretou o luto oficial de três dias na segunda-feira após o falecimento de Engelbert Jurck, de 88 anos, no domingo (15).

Engelbert fez parte da história política da região e teve participação ativa no desmembramento de Schroeder dos municípios de Massaranduba e Luiz Alves. Ele foi responsável por apresentar o projeto de lei para a criação do Distrito da Estrada Schroeder, em 1958.

Jurck também foi vereador em Guaramirim entre os anos de 1958 a 1961 e em Schroeder, de 1970 a 1973.

Supercomputador

Matéria da BBC News Brasil apontou que Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não realizou licitação para contratar o tal “supercomputador” que causou atraso na apuração das eleições municipais no domingo. Conforme apurou a matéria, o contrato do TSE com a Oracle do Brasil Sistemas, responsável pelo serviço, foi realizado com dispensa de licitação.

O contrato no valor de R$ 26,2 milhões está publicado no Diário Oficial da União no dia 25 de março. Conforme dados levantados pela BBC News, a Justiça Eleitoral brasileira empenhou R$ 19.564.473,36 em favor da filial brasileira da Oracle em 2020 até o momento usando a ferramenta Siga Brasil, do Senado Federal.

 

Telegram Jaraguá do Sul