Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Secretário de Saúde do Estado fica impressionado com estrutura de enfrentamento do coronavírus em Jaraguá do Sul

Secretário de Saúde do Estado André Motta Ribeiro (E) conheceu a estrutura disponível para o enfrentamento da pandemia em Jaraguá do Sul | Fotos: Emerson Gonçalves/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

24/09/2020 - 06:09 - Atualizada em: 24/09/2020 - 10:55

O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, esteve na quarta-feira (23) em Jaraguá do Sul quando visitou os hospitais São José e Jaraguá e também participou de reuniões com representantes do Comitê de Enfrentamento à Covid e do Centro Empresarial jaraguaense (Cejas).

O secretário tomou conhecimento de toda a estrutura oferecida pelo município para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e disse ter ficado impressionado com o preparo da cidade, fator que a coloca em posição de destaque no Estado e no País.

Durante a reunião do secretário Motta e representantes do Comitê, a presidente Emanuela Wolff voltou a solicitar que o Estado atendam aos pedidos de Jaraguá para que seja revista a classificação da matriz de risco da Covid em que o município está na região Nordeste.

Enquanto Jaraguá que tem o menor índice de letalidade contágio da doença, Joinville tem o maior número de casos e mortes em SC e assim acaba prejudicando a cidade para flexibilização de atividades tão importantes para a retomada da economia.

A Prefeitura de Jaraguá chegou a entrar com uma ação civil pública na segunda-feira (21) para que o Estado separe os municípios da Amvali da região Nordeste.

“Mais uma vez pedimos ao secretário para que sejamos enquadrados de uma forma diferenciada da região Nordeste, a qual nos pune por estarmos inseridos nesta região, apesar de todo o trabalho que temos feito e todo êxito que temos alcançado no controle da pandemia”, comentou Emanuela.

Secretário do Estado da Saúde André Motta Ribeiro (C) visitou os hospitais de Jaraguá do Sul | Fotos: Emerson Gonçalves/Divulgação

Avaliação

Em resposta, Motta disse que no momento, o Estado não consegue fazer alteração da matriz de risco por ter compromisso com o Ministério Público com relação ao controle da doença em que SC está dividida por regiões, mas comprometeu-se em buscar junto do corpo técnico da Secretaria, meios para diminuir estas discrepâncias entre os municípios neste momento.

Segundo Emanuela esta semana ainda o Comitê pretende encaminhar uma nova solicitação ao governo sugerindo que Jaraguá tenha uma flexibilização de atividades devido ao controle da pandemia por meio de decreto, em que o município assume o compromisso de prestar contas e cumprir o que for determinado.

CURTAS

Momento

O secretário André Motta Ribeiro disse ontem que está angustiado com o momento atual que Santa Catarina está passado com que o caracterizou como uma outra pandemia, referindo-se a situação política atual com a abertura do processo de impeachment do governador e da vice. “Há uma tentativa não democrática de retomada do Estado e assim estamos à beira de um desastre, caso este ‘golpe’ seja efetivado”, comentou Motta.

Preocupação

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial Luís Hufenüssler Leigue também manifestou, durante reunião com o secretário Motta, a preocupação das duas entidades quanto aos desdobramentos do processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinerth.

Segundo o empresário, independente de questões políticas e jurídicas que envolvem a ação, é preciso mitigar os efeitos deste processo nas ações administrativas. Luís Hufenüssler destaca a importância para a região de obras como a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, que tiveram avanço na atual gestão.

Motta foi recebido pelo presidente da Acijs Luis Leigue (C) e integrantes do Cejas. Foto: Divulgação/Assessoria Imprensa Acijs

 

Exemplo

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) comentou, quando acompanhou a visita do secretário Motta, que o Estado está dando “uma aula” para o resto do País no que se refere ao enfrentamento da crise causada pela pandemia e que se espera é que o governo possa liberar mais atividades conforme houver mais segurança sanitária para isto.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.