Secretário de Saúde do Estado fica impressionado com estrutura de enfrentamento do coronavírus em Jaraguá do Sul

O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, esteve na quarta-feira (23) em Jaraguá do Sul quando visitou os hospitais São José e Jaraguá e também participou de reuniões com representantes do Comitê de Enfrentamento à Covid e do Centro Empresarial jaraguaense (Cejas).

O secretário tomou conhecimento de toda a estrutura oferecida pelo município para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e disse ter ficado impressionado com o preparo da cidade, fator que a coloca em posição de destaque no Estado e no País.

Durante a reunião do secretário Motta e representantes do Comitê, a presidente Emanuela Wolff voltou a solicitar que o Estado atendam aos pedidos de Jaraguá para que seja revista a classificação da matriz de risco da Covid em que o município está na região Nordeste.

Enquanto Jaraguá que tem o menor índice de letalidade contágio da doença, Joinville tem o maior número de casos e mortes em SC e assim acaba prejudicando a cidade para flexibilização de atividades tão importantes para a retomada da economia.

A Prefeitura de Jaraguá chegou a entrar com uma ação civil pública na segunda-feira (21) para que o Estado separe os municípios da Amvali da região Nordeste.

“Mais uma vez pedimos ao secretário para que sejamos enquadrados de uma forma diferenciada da região Nordeste, a qual nos pune por estarmos inseridos nesta região, apesar de todo o trabalho que temos feito e todo êxito que temos alcançado no controle da pandemia”, comentou Emanuela.

Secretário do Estado da Saúde André Motta Ribeiro (C) visitou os hospitais de Jaraguá do Sul | Fotos: Emerson Gonçalves/Divulgação

Avaliação

Em resposta, Motta disse que no momento, o Estado não consegue fazer alteração da matriz de risco por ter compromisso com o Ministério Público com relação ao controle da doença em que SC está dividida por regiões, mas comprometeu-se em buscar junto do corpo técnico da Secretaria, meios para diminuir estas discrepâncias entre os municípios neste momento.

Segundo Emanuela esta semana ainda o Comitê pretende encaminhar uma nova solicitação ao governo sugerindo que Jaraguá tenha uma flexibilização de atividades devido ao controle da pandemia por meio de decreto, em que o município assume o compromisso de prestar contas e cumprir o que for determinado.

CURTAS

Momento

O secretário André Motta Ribeiro disse ontem que está angustiado com o momento atual que Santa Catarina está passado com que o caracterizou como uma outra pandemia, referindo-se a situação política atual com a abertura do processo de impeachment do governador e da vice. “Há uma tentativa não democrática de retomada do Estado e assim estamos à beira de um desastre, caso este ‘golpe’ seja efetivado”, comentou Motta.

Preocupação

O presidente da Acijs e do Centro Empresarial Luís Hufenüssler Leigue também manifestou, durante reunião com o secretário Motta, a preocupação das duas entidades quanto aos desdobramentos do processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinerth.

Segundo o empresário, independente de questões políticas e jurídicas que envolvem a ação, é preciso mitigar os efeitos deste processo nas ações administrativas. Luís Hufenüssler destaca a importância para a região de obras como a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, que tiveram avanço na atual gestão.

Motta foi recebido pelo presidente da Acijs Luis Leigue (C) e integrantes do Cejas. Foto: Divulgação/Assessoria Imprensa Acijs

 

Exemplo

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) comentou, quando acompanhou a visita do secretário Motta, que o Estado está dando “uma aula” para o resto do País no que se refere ao enfrentamento da crise causada pela pandemia e que se espera é que o governo possa liberar mais atividades conforme houver mais segurança sanitária para isto.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul